Topo

Árbitro Flávio Guerra é suspenso por 100 dias por erro em clássico paulista

Friedemann Vogel/Getty Images
Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Do UOL, em São Pàulo

30/11/2015 22h09

O árbitro Flávio Rodrigues Guerra foi suspenso por 100 dias e mais R$ 1 mil de multa por infração cometida por ele em clássico paulista, disputado entre Santos e Corinthians, no segundo turno do Campeonato Brasileiro, no dia 20 de setembro. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou a punição em seu site, nesta segunda-feira (30). 

Guerra foi julgado pela Quinta Comissão Disciplinar do STJD. Cabe recurso à decisão, que se deu por unanimidade dos votos.

Na partida, vencida pelo Corinthians por 2 a 0, em Itaquera, o juiz assinalou pênalti de Zeca, lateral santista, em Vagner Love, mas expulsou o zagueiro David Braz pelo lance. Na sequência, narrou na súmula que o defensor reclamou de forma ofensiva contra sua decisão, fato que as imagens não comprovaram.

Braz foi absolvido em julgamento em primeira instância no STJD, quando sua defesa confirmou tese de que ele não havia se dirigido à arbitragem. A Comissão Disciplinar baixou processo para averiguar infração de Flávio Guerra.

A Procuradoria optou por denunciá-lo em dois artigos, o 259 e o 266, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)

O 259 diz respeito a “deixar de observar as regras da modalidade”. Já o 266 diz o seguinte: “Deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, prova ou equivalente, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado”.

 Os Auditores absolveram Flávio Guerra no artigo 259 e decidiram aplicar 100 dias de suspensão, além de multa de R$ 1 mil, pela infração no 266.