Topo

Dunga diz ter sentido críticas de Romário e explica reserva para Jefferson

Juan Mabromata/AFP Photo
Imagem: Juan Mabromata/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 21h28

Dunga admitiu ter mágoas das críticas recebidas pelo ex-companheiro Romário, que afirmou que as convocações da seleção brasileira são feitas com outros interesses, além do nível técnico. Em entrevista ao FOX Sports, o gaúcho falou sobre o assunto.

“Não me sinto bem (com a crítica), porque ele conhece a minha forma de agir, minha personalidade. Sou um cara que quero ganhar, mas quero ganhar as coisas de bem. Não vou dizer que é uma decepção, porque é uma palavra muito forte, mas não me sinto bem, principalmente porque as acusações foram sem provas”, afirmou.

Em entrevista ao jornal Gazetta dello Sport, Romário declarou: “Os problemas são refletidos nas convocações. Dunga é meu amigo, mas não é a sua hora. Não convoca-se mais os melhores, há interesses por trás. O diretor é Gilmar Rinaldi, que, até um dia antes de sua nomeação, era um agente de jogadores. Uma provocação! Você viu a convocação? Todos pertencem aos empresários que lucram com convocações. É evidente para todos”.

"Eu acho que ele nem mesmo faz convocações como ele gostaria. Dunga está envolvido nessa sujeira da CBF. Eu não sei se ele está sujo, se participa, mas está vendo tudo. Não é nem cego nem estúpido. O que está acontecendo não é bom, e ele está participando. Não deveria voltar como treinador, não é mais seu tempo desde que perdeu a Copa do Mundo de 2010. A era pós-Scolari era uma oportunidade para renovar o ambiente", completou.

Dunga explica reserva para Jefferson

Ainda no programa, o comandante da seleção brasileira comentou decisões técnicas que tomou à frente do grupo - e a troca do goleiro Jefferson, do Botafogo, por Alison, do Internacional, no time titular, em especial. 

"A decisão de tirar a titularidade do Jefferson foi minha após falar com o Taffarel e toda a comissão", iniciou. "O Alison estava sobrando nos treinamentos. Foi muito parecido quando treinei o Inter, com o irmão dele (Muriel, atualmente reserva do time gaúcho). Alison estava sobrando. O jogador se escala, não tem igual", explicou. 

Jefferson, ao comentar o episódio, o tratou como "crueldade" de Dunga, que rebateu. "Então fui cruel com o Hulk, com o Marcelo...", prosseguiu, antes de se justificar. "Não é ser cruel, é ser justo com o que meus olhos estão vendo, com as minhas ideias".

O treinador também criticou o fato de o goleiro botafoguense ter usado a imprensa para comentar decisões internas da seleção. "Tem de vir falar para mim, não adianta falar para os outros porque não vai mudar nada em meu pensamento. Eu falo para os meus jogadores. Não quero ter razão, quero ganhar. Se tu me provar que A é melhor que B, eu troco. Mas tem que me provar", concluiu.

Thiago Silva tem chances de voltar à seleção

Depois da eliminação precoce do Brasil para o Paraguai nas quartas de final da Copa América, Thiago Silva perdeu espaço na equipe de Dunga. O treinador, no entanto, afirmou que a ausência do zagueiro não é definitiva.

“No caso do Thiago, estamos testando estamos testando uma série de jogadores, mesclando experientes e jovens”, afirmou o treinador, que mandou um recado para a equipe do jogador. “Ele tem chance de voltar. Mas não adianta assessor colocar notícia e jornal, não vai pressionar”.

Dunga afirmou que a eliminação na Copa América pesou na saída de Thiago Silva, mas não foi o único ponto. “Errar é humano, desde que você assuma o erro. Tem que assumir e voltar”.

"Time precisa de um louco"

Ao comentar sobre as características dos jogadores, Dunga brincou falando que “se não tiver um louco no time, não dá certo”. Na sequência, se explicou: “Louco é um jogador com personalidade, autêntico, que fala o que pensa. Deixa eu explicar porque senão amanhã me crucificam”.

Questionado sobre Felipe Melo, conhecido por seu jeito polêmico e que não veste a camisa da seleção brasileira desde a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2010, Dunga disse que o volante “está sendo observado assim como os demais”.

Neymar foi o voto de Dunga

Como técnico da seleção brasileira, Dunga votou no prêmio Bola de Ouro Fifa, que aponta o melhor jogador de 2015. Durante o programa, o treinador revelou seus votos: Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo.

“No ano passado, o Cristiano Ronaldo fez coisas maravilhosas. Não é que ele está mal esse ano, mas não está conseguindo fazer as mesmas coisas”, começou a explicar. “O Messi teve uma lesão e o Neymar aproveitou muito bem a oportunidade”.