Topo

Grêmio aposta em 'poder de endividamento' e rejeita vendas por Libertadores

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/11/2015 06h00

"Se queremos ganhar a Libertadores, precisamos nos reforçar". Foi assim que o presidente Romildo Bolzan Júnior definiu os próximos atos do Grêmio no mercado. Confirmado na competição continental, o Tricolor definiu sua estratégia para 2016 e usará o 'poder de endividamento' para trazer atletas. Ao mesmo tempo, fecha porta para saída das principais promessas do elenco. 

Luan é o mais assediado pelo mercado. O jogador de 22 anos é artilheiro do time na temporada com 18 gols e se consolidou como liderança técnica do elenco. Também se destacou pela seleção olímpica do Brasil e viu crescer os interessados em seu futebol. 
 
Clubes como Valencia e até Real Madrid já buscaram informações sobre ele. Contudo, nenhuma proposta foi feita. E é bom que nem seja, já que o Grêmio promete rejeitar. 
 
"É um dos nossos melhores ativos e vamos valorizar todos eles com desempenho em campo. Não temos a mínima intenção de nos desfazer de jogadores importantes que possam contribuir para o time. Vamos aguentar mais um pouco, sofrer mais um pouco com os gastos, e por uma questão de custo benefício, manter todos eles, e principalmente o Luan", disse. 
 
E para a chegada de reforços, a política é clara. Como pagou boa parte de suas dívidas, o Grêmio aposta no 'poder de endividamento' e tenta prorrogar pagamentos para qualquer ação no mercado. Contratará, mas irá diluir pagamentos no maior período possível. 
 
"Não temos condições de fazer desembolso rápido. Temos que trabalhar com a capacidade que temos. Os moldes são parecidos no mercado, nenhum clube tem muito dinheiro. O que nos apresenta é isso de alongar os pagamentos. Quanto mais fizermos isso, melhor será nossa situação", garantiu. 
 
Mas logo de cara já não deu certo. A negociação com o lateral direito Rodinei, da Ponte Preta, deu errado graças ao poder de pagamento imediato do Flamengo. 
 
"Clubes com capacidade de pagamento à vista levam vantagem. Como em qualquer negócio. É isso. Não sei se farão o melhor time, mas farão o melhor negócio. O Grêmio sabe o que quer e busca o melhor modelo possível para isso. É importante receber ao menos cinco reforços e assim estaremos prontos para uma grande Libertadores", concluiu o presidente. 
 
Enquanto isso, o clube ainda tenta manter o atual elenco. Galhardo concedeu entrevista em tom de despedida após o jogo contra o Atlético-MG. Maicon é alvo de oferta de R$ 4,5 milhões com pagamento em um ano, mas o São Paulo ainda não deu o sinal positivo para a conclusão da compra, e Erazo precisa reduzir o valor pedido para ter os direitos comprados. O Grêmio se nega a pagar R$ 9 milhões em três anos, como propôs o representante do jogador. 
 
No mercado, os cinco reforços pretendidos têm posições definidas. Um atacante, um meia, um lateral e dois zagueiros devem ser anunciados, ao menos alguns deles, ao fim do Brasileirão.