Topo

Neymar é eleito melhor jogador das Américas no Campeonato Espanhol

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 20h08

Aconteceu na noite desta segunda-feira (30) a cerimônia que iria eleger os melhores profissionais da edição 2014/2015 do Campeonato Espanhol.

E o brasileiro Neymar já venceu seu primeiro prêmio após ser indicado para a final da Bola de Ouro da Fifa de 2015. O atacante havia sido indicado, junto com Suárez e James Rodríguez, ao prêmio de melhor jogador americano do Campeonato. Após a entrega do prêmio, o brasileiro agradeceu pelo reconhecimento.

“Estou muito contente com o prêmio. Agradeço meus companheiros por tudo e que todos aproveitem a festa”, declarou o atacante.

Outro brasileiro a ter destaque na premiação foi o goleiro do Valencia, Diego Alves. Recordista em defesas de pênalti na história do campeonato, o brasileiro foi indicado ao prêmio junto com Asenjo e Claudio Bravo. No entanto, o prêmio acabou ficando com o chileno que defende a meta do Barcelona.

“Estar aqui é um privilégio. É um prêmio muito importante. Nós, goleiros, cumprimos uma função muito importante, que apenas poucas pessoas podem fazer”, declarou Bravo.

Entre os defensores, três jogadores foram escolhidos: Nicolás Otamendi, que se transferiu para o Manchester City após boa temporada pelo Valencia, Piqué e Sergio Ramos. No entanto, o preferido dos jurados foi o defensor do Real Madrid.

“Gostaria de agradecer a Liga Profissional de Futebol, a melhor liga de todas, por ter o prêmio em minhas mãos. Acima de tudo, gostaria de agradecer meus companheiros, sem eles não seria possível (conquistar o prêmio). Gostaria de agradecer minha família, sobretudo meu irmão René, que me apoiou durante toda a carreira e tornou este momento possível”, declarou Sergio Ramos.

Já na hora de entregar a premiação para os meio-campistas, a organização escolheu o ex-meia do Barcelona, Xavi Hernández, para anunciar o vencedor, sendo que o prêmio seria entregue pelo ex-zagueiro Carles Puyol, ídolo da seleção espanhola e dos torcedores catalães. Os indicados foram James Rodríguez, Antoine Griezmann e Andrés Iniesta, sendo que o prêmio acabou indo para o colombiano do Real Madrid.

“Fico feliz por ter vencido este prêmio. Quero agradecer aos meus companheiros, que estão sempre ali e me ajudam sempre”, declarou James Rodríguez.

Entre os melhores atacantes do torneio, o brasileiro Neymar acabou sendo deixado de lado para que Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Luis Suárez "brigassem" pelo prêmio, que acabou sendo entregue para o argentino.

"Gostaria de agradecer a Liga. Quero compartilhar este prêmio com meus companheiros e com Suárez, que merece tanto quanto eu. Gostaria de agradecer também toda a minha família", declarou Lionel Messi.

Já entre os treinadores, Luis Enrique, Fran Escribá e Emery foram os candidatos. No entanto, o prêmio ficou com o treinador do Barcelona, que conquistou a Tríplice Coroa no comando da equipe catalã. O prêmio foi recebido pelo vice-presidente do Barcelona, Jordi Mestre, pois Luis Enrique não conseguiu comparecer à cerimônia.

Porém, na hora de escolher o melhor jogador do Campeonato Espanhol, houve uma pequena divergência, muito comum entre os espectadores de futebol. Enquanto os torcedores elegeram Cristiano Ronaldo como melhor jogador do torneio, Lionel Messi foi eleito o craque do campeonato pelos representantes da Liga. Como o português não compareceu à cerimônia, coube a Sergio Ramos agradecer pelo prêmio dado ao colega de equipe. Já Messi subiu ao palco e agradeceu pelo reconhecimento de todos.

"É um orgulho para mim receber este prêmio sendo que existem tantos jogadores importantes no Campeonato. Estou muito feliz. Este prêmio em especial eu gostaria de dedicar ao meu filho Thiago, que toda vez que eu saio ele me olha e diz: 'já vai outra vez?'. Agora ele ainda não entende muito, mas ele entenderá", concluiu o argentino.