Topo

Números que mostram como Neymar virou protagonista no Barça de Messi-Suárez

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 06h00

Neymar começou a temporada 2015/16 do futebol europeu em alto nível, com números que mostram que o brasileiro virou protagonista no Barcelona de Messi e Suárez. O atacante é o artilheiro do Campeonato Espanhol, o líder em assistências, é quem mais acerta dribles e quem mais cria chances de gol. 

O camisa 11 do clube catalão balançou a rede em 14 oportunidades nas 13 rodadas disputadas até aqui e serviu seus colegas em outras cinco vezes. Isso significa que o jogador teve participação direta em 19 dos 33 tentos marcados pela equipe - 57,6% deles. 

Neymar marcou em 9 dos 13 duelos disputados e está em sequência de quatro jogos seguidos anotando pelo menos um tento. No dia 21 de novembro, brilhou em goleada sobre o Real Madrid, na casa do adversário, por 4 a 0 - o brasileiro fez um gol e deu um passe de letra para o de Iniesta. 

Há de se destacar o entrosamento com Luis Suárez e Messi, com quem forma trio de ataque. Ao lado deles, já criou 48 chances de gol no nacional. Neymar também tem apresentado o seu repertório de dribles, como fazia no Brasil, quando atuava pelo Santos. Ele entortou os zagueiros em 52 oportunidades, mais do que qualquer outro no torneio.

Nesta temporada, Messi lesionou o joelho esquerdo, em 26 de setembro, e ficou dois meses afastado dos gramados. Neymar chamou a responsabilidade desde então: tornou-se o principal nome do Barcelona. O argentino voltou à ativa no fim de novembro. 

O Barça de Neymar é líder do Campeonato Espanhol, com 33 pontos, quatro de vantagem sobre o segundo colocado, o Atlético de Madrid, e seis a mais do que o Real Madrid. 

Números de Neymar no Campeonato Espanhol

Artilheiro: 14 gols

Líder em assistências: 5

Jogador que mais criou chances de gol: 48

Jogador que mais acertou dribles: 52