Topo

SP atrasa definição e pode anunciar técnico só depois do Brasileirão

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 06h00

A diretoria do São Paulo não conseguiu cumprir a expectativa anunciada imediatamente após a derrota por 6 a 1 para o rival Corinthians, no último dia 22. Na ocasião, o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro afirmou que o novo treinador estava "quase contratado" e que seria anunciado "até o fim da semana". As palavras foram referendadas pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, no dia seguinte, em pronunciamento à imprensa no qual lamentou profundamente a goleada e fez críticas ao elenco. O prazo citado, porém, acabou no último dia 28 e, segundo apurou o UOL Esporte, pode demorar ainda mais.

Membros da diretoria afirmaram após a vitória são-paulina por 3 a 2 sobre o Figueirense, no último sábado (28), que é improvável que o clube chegue a um acordo com um novo treinador e o anuncie antes da partida contra o Goiás, no próximo domingo, pela última rodada do Brasileirão. A perspectiva vai na contramão da citada por Ataíde Gil Guerreiro e por Leco após o 6 a 1, e agora faz crer que o São Paulo só conseguirá definir quem será o comandante do time em 2016 após o fim do campeonato nacional.

A diretoria do São Paulo tem tratado a contratação do novo treinador como segredo absoluto. A abordagem é oposta à que aconteceu durante o processo de escolha do sucessor de Muricy Ramalho, entre abril e junho, quando os dirigentes comentaram abertamente durante dois meses as negociações com Alejandro Sabella, Jorge Sampaoli, Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo, em processo que terminaria na contratação do colombiano Juan Carlos Osorio. Hoje, há apenas quatro pessoas no clube que conhecem o andamento das negociações, e nenhuma delas fala abertamente sobre o tema desde a demissão de Doriva: o presidente Leco, o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro, o diretor de futebol Rubens Moreno e o diretor executivo Gustavo Vieira de Oliveira.

Quando Doriva foi demitido, o único nome de grande aceitação entre a cúpula era Cuca. O São Paulo admite que tem interesse em contratar o técnico, que atualmente aguarda para saber se será demitido do Shandong Luneng, da China, mas ressalta que este não é o único nome. A dificuldade de Cuca em romper o vínculo fez o São Paulo estudar possibilidades e cogitar outros nomes. Como já admitido publicamente por Leco, o uruguaio Diego Aguirre é um deles. Aguirre, ex-Internacional, tem acerto para comandar o Al-Gharafa, do Qatar, a partir de 2016, mas ainda aguarda a definição do São Paulo, clube no qual jogou em 1990 e que trata como prioridade para comandar em 2016, como já admitiu um de seus agentes.

Há outros nomes cogitados pelo São Paulo além de Cuca e Aguirre. O clube diz que procura um treinador de perfil moderno, disposto a trabalhar com um departamento de análise de dados, novas tecnologias de treinamento e que esteja taticamente atualizado.