Topo

Assembleia do RS recorrerá de suspensão e diz que Jardel não está afastado

Do UOL, em Porto Alegre

01/12/2015 14h52

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edson Brum (PMDB) anunciou na manhã desta terça-feira que a casa irá recorrer sobre o afastamento do deputado Mário Jardel (PSD) determinado pela Justiça a pedido do Ministério Público na segunda-feira. Segundo ele, o ex-atacante acusado de uma série de crimes como envolvimento com drogas, concussão e lavagem de dinheiro não está afastado das atividades. 

A defesa da Assembleia se dá por considerar inconstitucional o afastamento por determinação da Justiça. "A Casa vai recorrer neste processo em relação à legalidade e pela harmonia entre os Poderes, como rege a Constituição", disse Brum nesta manhã. 

Segundo ele, o poder Judiciário não pode interferir em algo do poder Legislativo. "Quem cassa parlamentar é o Parlamento", reiterou. 

Na segunda-feira, o deputado Mário Jardel foi afastado por determinação da Justiça de suas funções públicas. A operação Gol Contra do Ministério Público flagrou uma série de crimes cometidos pelo ex-jogador do Grêmio e prontamente o processo foi aceito pelo desembargador Newton Brasil. Mas segundo o presidente da AL, Jardel não está afastado pois não cabe à Justiça determinar tal sentença. 

Entenda o caso: 

Afastado do cargo de deputado estadual após pedido da Justiça pelo Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, Jardel tem uma série de problemas para resolver durante os 180 dias em que está impedido de exercer seu cargo público. As suspeitas recaem sobre uso ilícito de dinheiro público para financiar vício em drogas e auxiliar familiares e interesses pessoais.
 
"Temos várias informações sobre drogas. Tem uma servidora fantasma que é esposa de quem fornecia droga para o deputado", disse Dr. Flávio Duarte, que coordenou as investigações, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira.
 
A contratação de funcionários fantasmas também é investigada. A mulher de um traficante teria sido escolhida para receber sem nem mesmo aparecer na Assembleia Legislativa.
 
Jardel, de 42 anos, brilhou por Grêmio, Porto, Galatasaray, entre outros clubes. Abandonou a carreira de jogador em 2011 e admitiu publicamente envolvimento com drogas. Foi eleito deputado em 2014 com mais de 40 mil votos.