Topo

Corinthians define jovens para pré-temporada e desce campeões para Copa SP

Autor de gol no Brasileirão, Marciel deve viajar aos EUA com profissionais - Julia Chequer/Folhapress
Autor de gol no Brasileirão, Marciel deve viajar aos EUA com profissionais Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

01/12/2015 15h14

Bicampeão paulista sub-20 no último sábado, o Corinthians dividirá o elenco de jovens em dois a partir de agora. Uma parte maior será destinada à disputa do Campeonato Brasileiro da categoria e quatro jogadores, provavelmente, se integram novamente aos profissionais em janeiro.

Entre os nomes mais cotados para a pré-temporada nos Estados Unidos estão o goleiro Caíque França, o zagueiro Pedro Henrique, o volante Marciel e o meia Gustavo Viera. Todos estiveram em campo na derrota por 3 a 2 para o Santos no último sábado, na Arena Corinthians - a equipe corintiana foi campeã, pois havia vencido na Vila Belmiro por 4 a 0.

Divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol, a lista de inscritos para o Brasileiro sub-20 deverá ser mantida para a Copa São Paulo, em janeiro. Nela, constam jogadores que participaram do elenco profissional corintiano em alguns momentos da temporada 2015: os atacantes Tocantins, Gabriel Vasconcelos e Claudinho e os meias Matheus Vargas e Matheus Pereira.

Principal nome da lista, Matheus 'Pirulão', como é conhecido, participou até da pré-temporada corintiana nos Estados Unidos em janeiro desse ano, mas teve poucas oportunidades de atuar em 2015 e ficou de fora da seleção brasileira convocada para o Mundial sub-17. Destaque na reta final do Paulista sub-20 como camisa 10, jogará a Copa São Paulo pela primeira vez aos 17 anos.

De acordo com Osmar Loss, treinador do time júnior, o clube tem trabalhado de maneira frequente na conscientização dos jovens sobre a integração da base ao profissional. A preocupação é que jogadores não se desinteressem em defender o sub-20 após passar pelo elenco adulto.

"Os jogadores sabem porque descem, são cobrados em dar uma resposta quando descer e os meninos vêm descendo o campeonato (sub-20) inteiro. Jogadores como o Marciel e o Gustavo Viera jogaram pelo menos 50% do Paulista. Isso é feito bem em cima da conscientização, de não verem como desrespeito ou demérito porque eles são oriundos daqui. Tratamos com clareza, o espaço nos profissionais é o que eles desejam, mas o time vem jogando 'pra' caramba. Um dos grandes erros nessa hora é inventar histórias", explicou Loss.

Campeão do Brasileiro e do Paulista sub-20 de 2014, além da Copa São Paulo de 2015, o zagueiro Rodrigo Sam ainda não tem situação definida. Sem idade para as competições de base do próximo ano, ele é favorito para ser emprestado ao Tigres-RJ, novo parceiro corintiano. Sam teve temporada difícil e perdeu longos períodos de treinamento com dengue e crise asmática.