Topo

Grêmio tenta aprender com os erros de 2015 e acelera contratações

O zagueiro Fred, do Goiás, é um dos alvos do Grêmio para a próxima temporada - CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O zagueiro Fred, do Goiás, é um dos alvos do Grêmio para a próxima temporada Imagem: CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/12/2015 05h00

O Grêmio trata internamente o início da temporada atual como 'exemplo negativo'. O grupo que se apresentou para o princípio das competições mudou tanto a ponto do técnico Luiz Felipe Scolari cobrar publicamente reforços, que acabaram demorando a chegar. Por isso, a ideia é acelerar o processo de chegadas e logo após a última rodada do Brasileiro, no próximo domingo, já ter nomes para anunciar. 

Atualmente as negociações estão paradas. Vários nomes foram avaliados, alguns já receberam até proposta oficial, mas não há acerto. Os prediletos são mais caros do que se espera e o clube tenta usar seu 'poder de endividamento' para pagar por eles parceladamente. 
 
Mas quer distância do que ocorreu no início deste ano. Felipão tinha planos para usar Barcos e Moreno juntos. Tanto que iniciou a pré-temporada apostando alto na dupla de centroavantes. E na mesma semana, já com Gauchão em andamento, perdeu os dois. Tentava firmar Fellipe Bastos no meio-campo, mas também não contou com ele por muito tempo. Apostava em Araújo e Gabriel Silva, ambos 'arquivados' em seguida. 
 
Enquanto isso, chegou a pensar em emprestar Yuri Mamute, que depois voltou e virou até titular. Deu chances a Paulinho, que acabou liberado. Testou Lincoln como titular, e o meia voltou para a base no fim do semestre. Tinha Matías Rodríguez como titular. E uma série de planos que mudaram repentinamente. 
 
A demora para chegada de reforços (Erazo e Galhardo foram apresentados, por exemplo, com a pré-temporada em andamento e Douglas no último dia antes da apresentação) prejudicou a arrancada, que foi engrenar apenas quando Roger Machado assumiu a equipe. E isso serve de exemplo para este ano. 
 
"O Grêmio sabe o que quer e vai trabalhar por isso. Estamos muito atentos ao mercado, temos situações conversadas, trabalhamos para formação do melhor elenco. Tenho certeza que com a base que já formamos neste ano e alguns reforços estaremos muito preparados para a temporada", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior. 
 
O primeiro Grêmio da temporada, por exemplo, foi: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Gabriel Silva, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Araújo, Ramiro, Lincoln e Douglas; Barcos e Marcelo Moreno. Apenas dois seguem titulares até hoje: Grohe e Douglas. Ramiro voltou após período lesionado mas, em condições normais, seria suplente de Maicon. 
 
Atualmente são cinco alvos. O Grêmio quer contratar um atacante, um meia, um lateral direito (prevendo a saída de Galhardo) e dois zagueiros. Uma enxurrada de nomes já foram admitidos pelo comando como 'alvos analisados' mas os passos seguintes para fechar negócio não foram possíveis ainda. 
 
Por enquanto, Douglas, que renova por um ano, é certeza para 2016. E o processo de ampliação de vínculos pode ficar apenas nele. Maicon, Galhardo e Erazo ainda são tratados como casos difíceis. O acerto com o sobre o volant São Paulo não foi oficializado. O Santos recebeu outras propostas pelo lateral e o Grêmio não mostra intenção de pagar os R$ 9 milhões solicitados pelos procuradores do zagueiro equatoriano. 
 
Assim, esta semana será marcada por definições. O avanço nas conversas pode implicar em anúncios de jogadores que começarão 2016 sabendo que jogarão a Libertadores pelo Tricolor.