Topo

Jogadores renunciam à seleção da Venezuela e pedem saída de dirigentes

Grupo rebate críticas de presidente da FVF e exige destituição de diretoria e treinador - REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Grupo rebate críticas de presidente da FVF e exige destituição de diretoria e treinador Imagem: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Do UOL, em São Paulo

01/12/2015 11h36

Quinze jogadores da seleção venezuelana anunciaram nesta segunda-feira a renúncia à equipe que disputa as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O movimento tem como objetivo destituir dos respectivos cargos a diretoria da Federação Venezuelana de Futebol (FVF) e a comissão técnica do time, encabeçada pelo treinador Noel Sanvicente.

O grupo divulgou uma carta aberta nas redes sociais, na qual rechaçam declarações recentes do presidente da FVF, Laureano González. Em entrevista ao jornal Diário Líder na última quinta-feira, González afirmou que os jogadores convocados vinham tentando derrubar o treinador, “que é o maior vencedor do futebol nacional”.

Os jogadores negaram a informação, mas não obtiveram respaldo da comissão técnica. Por isso, para evitar mal-entendido na seleção, o grupo formado por Tomás Rincón, Oswaldo Vizcarrondo, Salomón Rondón, Roberto Rosales, César González, Luis Manuel Seijas, Franklin Lucena, Grenddy Perozo, Josef Martínez, Juan Falcón, Nicolás Fedor, Gabriel Cichero, Ronald Vargas, Alejandro Guerra e Christian Santos pede tanto a destituição da comissão técnica quanto da diretoria da FVF. Antes disso, o zagueiro Fernando Amorebieta já havia renunciado à seleção local fazendo críticas à situação política da equipe.

Em carta aberta, o grupo critica um ambiente “danificado por nossos dirigentes”. “Manifestamos uma grande decepção pela falta de apoio do corpo técnico de nossa seleção nacional diante das acusações”, afirma o comunicado. “Enquanto a Federação Venezuelana de Futebol for comandada pelos atuais dirigentes (…), o sonho de ir à Copa do Mundo estará comprometido”, completa.

A seleção da Venezuela entra em campo pelas Eliminatórias apenas em março, quando visitam a seleção peruana. Nas quatro primeiras rodadas, os venezuelanos sofreram quatro derrotas (para Paraguai, Brasil, Bolívia e Equador).