Topo

Patrocinadores se unem para cobrar transparência da Fifa

Do UOL, em São Paulo

01/12/2015 17h51

Os patrocinadores da Fifa voltaram a pressionador a entidade por mais transparência e a retomada de seu compromisso de desenvolvimento com o futebol. Dessa vez, no entanto, AB InBev, Adidas, Coca-Cola, McDonald’s e Visa se juntaram em uma carta aberta para pressionarem os dirigentes.

No texto, os patrocinadores listam valores e características que acreditam ser necessárias para uma mudança na entidade: “Transparência, responsabilidade, respeito pelos direitos humanos, integridade, liderança e igualdade de gênero”.

A Fifa está em crise desde que 14 executivos de marketing esportivo e dirigentes, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin, foram indiciados pela Justiça dos EUA, em maio, por suspeita de envolvimento em esquema milionário de corrupção.

Atualmente, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, está afastado do cargo por causa dos escândalos de corrupção. Novas eleições presidenciais acontecerão no dia 26 de fevereiro do próximo ano.

Confira a carta aberta dos patrocinadores da Fifa:

“Como patrocinadores e há muito tempo apoiadores do futebol de todos os níveis, AB InBev, Adidas, Coca-Cola, McDonald’s e Visa, todos querem efetivamente ver a Fifa retomar a missão de desenvolver o grande esporte que é o futebol ao redor do mundo.

Sabemos que vocês, membros do Comitê Executivo, considerarão em breve uma lista de reformas destinadas a reforçar a governança da Fifa. Pedimos a vocês que abracem mudanças positivas e também reconheçam que este é um passo à criação de um futuro de credibilidade para Fifa.

Queremos enfatizar a vocês os valores e características que acreditamos que devam ser incorporadas nessa reforma. Transparência, responsabilidade, respeito pelos direitos humanos, integridade, liderança e igualdade de gênero são cruciais para o futuro da Fifa. A reforma pode definir o encaixe adequado para essas características, mas uma mudança cultural também é necessária. A mudança cultural tem que começar dentro da Fifa e se infiltrar nas Confederações e Associações de Futebol da Fifa.

Estamos cientes do trabalho positivo que a Comissão de Reforma tem feito na reforma de governança, mas ainda acreditamos que quaisquer reformas precisam de uma supervisão independente. Ficou claro também para nós que tal supervisão independente precisa ser feita em longo prazo, por meio de uma implementação e evolução do processo de reformas. Nós encorajamos vocês a se tornarem campeões dessa supervisão independente, uma vez que isso só irá reforçar a credibilidade da Fifa.

Mais uma vez, queremos enfatizar que estamos chamando vocês a aceitarem essas mudanças, implementar reformas, endossar uma abordagem de supervisão independente em longo prazo e iniciar uma mudança cultural, porque todos queremos ver o futebol prosperar.

As ações que vocês tomarem com essa primeira rodada de propostas de reforma definirão o tom de todo o Congresso por trás do processo de reforma".