Topo

Últimos dias da carreira de Ceni têm dor, luta para voltar e dúvida

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

01/12/2015 06h00

A seis dias daquele que seria seu último jogo da carreira, o goleiro Rogério Ceni ainda não sabe se já se aposentou ou se irá se aposentar no domingo, contra o Goiás, no Serra Dourada, pela última rodada do Brasileirão. Em tratamento de uma lesão ligamentar há 33 dias, o veterano de 42 anos tem feito fisioterapia diária, em pelo menos dois turnos, para tentar voltar, mas ainda sente dores que o impedem de jogar futebol.

Rogério Ceni sofreu uma ruptura do ligamento tíbio-fibular posterior no primeiro lance da segunda semifinal contra o Santos, pela Copa do Brasil. Aguentou 45 minutos e teve de sair no intervalo. A previsão do São Paulo era que o capitão perdesse apenas os dois jogos seguintes, contra Sport e Cruzeiro, mas até agora já são cinco partidas sem ele. Na última segunda-feira (30), não houve melhora significativa do quadro.

A previsão do São Paulo, também, era que Ceni tivesse cicatrização completa da lesão entre oito e dez dias, e deixasse de ter dor no mesmo prazo. O goleiro, porém, segundo relatado por membros do clube na segunda-feira ao UOL Esporte, ainda se queixa de muitas dores ao realizar exercícios de maior esforço físico.

Ceni tem frequentado o Reffis do CT da Barra Funda todos os dias, inclusive nos finais de semana e até em dias em que o São Paulo – sem ele – joga. A luta para voltar a jogar é feita com cuidado porque o goleiro quer poder atuar uma última vez de maneira oficial, mas teme agravar a lesão se não seguir todas as orientações médicas.

“Fico um pouco frustrado pela situação enfrentada no momento. Não era dessa maneira que eu gostaria de encerrar a carreira, com uma lesão chata, que está tomando muito tempo, fazendo com que eu perdesse jogos importantes para o time. Gostaria de encerrar trabalhando dentro do campo”, disse o goleiro em entrevista ao diário Lance!, publicada na segunda-feira.

Apesar de ter encaminhado a vaga para a próxima edição da Copa Libertadores, o São Paulo ainda não está garantido. Precisa de um empate contra o Goiás para sacramentar a vaga – o Internacional, se vencer o Cruzeiro, só ultrapassa o suposto empate são-paulino caso aplique uma improvável goleada por pelo menos 7 a 0. Se vencer, o São Paulo estará na Libertadores. Se perder, terá de torcer para que o Cruzeiro pelo menos empate contra os gaúchos.

Apesar da dúvida se poderá ou não participar de seu último jogo profissional, Ceni já tem a certeza da festa de despedida que o clube realizará para sua despedida. Cinco dias depois da última rodada, o São Paulo realizará um evento e um amistoso que reunirá os maiores ídolos do clube em festa para Rogério Ceni no Morumbi. Os campeões da Libertadores e do Mundial pelo clube em 2005 irão enfrentar os jogadores da era Telê Santana, de 1992 e 1993, que venceram duas vezes a Libertadores e o Mundial.