Topo

Ex-presidente da França critica 'lições' de adversário político a Benzema

Nicolas Sarkozy rebateu "lições de exemplaridade" de Manuel Valls - AFP
Nicolas Sarkozy rebateu 'lições de exemplaridade' de Manuel Valls Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

02/12/2015 10h13

Até mesmo Nicolas Sarkozy, presidente da França entre 2007 e 2012, resolveu opinar sobre a polêmica envolvendo Karim Benzema e Mathieu Valbuena. O atacante do Real Madrid é acusado de pertencer a uma quadrilha que tentou extorquir 150 mil euros do meia do Lyon, em troca de um vídeo erótico protagonizado pelo próprio jogador.

Em entrevista à emissora de rádio Europe 1, Sarkozy rebateu as declarações do atual primeiro-ministro francês, Manuel Valls, que pediu para Benzema ficasse fora das convocações da seleção francesa para servir de exemplo. Sarkozy, porém, rebateu o que chamou de “lições”.

“Não gosto dessas pessoas que dá lições de exemplaridade”, disse o ex-presidente. “Todo mundo fala que coisas que não conhece, que estão cobertas pelo segredo da instrução. Acusa-se, denuncia-se, destrói-se”, completou.

Sarkozy ainda criticou Valls – seu adversário político – por se colocar como “monumento da exemplaridade”. “Um dia, haverá outros elementos (para julgar Benzema). Para mim, isso não é Estado de direito”, atacou.

Curiosamente, as declarações de Sarkozy vieram à tona menos de 24 horas depois das críticas do advogado de Benzema, Alain Jakubowicz. Segundo Jakubowicz, havia muitas personalidades públicas opinando sobre o caso – entre eles, Valls.

“Quem vai falar amanhã? O presidente?”, disse o advogado.