Topo

Fifa abre processo contra Del Nero, e dirigente pode deixar a CBF

Dirigente enfrenta processo por violar código de ética da Fifa. Caso suspenso, ele terá de deixar a CBF - Ed Ferreira/Folhapress
Dirigente enfrenta processo por violar código de ética da Fifa. Caso suspenso, ele terá de deixar a CBF Imagem: Ed Ferreira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo*

03/12/2015 08h00

*Nota atualizada às 8h34

O Comitê de Ética da Fifa confirmou a abertura de processo administrativo contra o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, nesta quinta-feira. O processo contra Del Nero foi aberto em 23 de novembro em virtude de uma série de violações do código de ética da entidade. Ele corre risco de ser suspenso pela Fifa e, consequentemente, deixar a CBF.

O dirigente foi desligado na semana passada do Comitê Executivo da Fifa. Del Nero, portanto, renunciou três dias após tomar conhecimento de processo aberto contra ele pela Fifa. Substituto de Del Nero no comitê da Fifa, Fernando Sarney está na Suíça para reunião da entidade.

Del Nero é investigado pelo FBI há meses. Desde então, o dirigente faltou a todos compromissos no exterior. Del Nero evitou, por exemplo, de acompanhar a seleção brasileira em amistosos nos Estados Unidos, em setembro. Ele também não compareceu à eleição da FIfa, no fim de maio, em Zurique.

"A Fifa não vai controlar a decisão da Justiça. A Justiça está conduzindo as investigações. A Fifa está cuidando da reforma do estatuto. Nós não temos autoridade nas polícias suíça e americana", disse o presidente da Fifa, Issa Hayatou, em coletiva nesta quinta-feira.

Os EUA apuram negociações de contrato da CBF e autorizados por Del Nero com a Traffic, empresa que comercializa eventos esportivos. Proprietário da Traffic, José Hawilla acertou delação premiada com a Justiça norte-americana para evitar prisão em regime fechado nos EUA.

As autoridades avaliam se Del Nero obrigou a Traffic a compartilhar contratos da Copa do Brasil com a Klefer a partir de 2011. A Traffic detinha exclusividade no gerenciamento das transmissões do torneio promovido pela CBF até então. Segundo O Estado de S. Paulo, a Klefer pagaria à CBF R$ 128 milhões para ter direito aos torneios de 2015 a 2022, deixando a Traffic de Hawilla em segundo plano.

Em 27 de maio, Del Nero declarou que os contratos suspeitos e investigados pela Justiça norte-americana foram assinados por ex-presidentes da CBF. Del Nero se refere ao acordo assinado pela CBF com a Nike, além de contratos televisivos. Nos últimos meses, o cartola tem se negado a responder qualquer pergunta sobre supostas irregularidades em sua gestão.

Paralelamente ao processo aberto pela Fifa contra Del Nero, a Justiça suíça comunicou a prisão de dois dirigentes.

De acordo com o jornal The New York Times, trata-se de Miguel Angel Napout, presidente da Conmebol, e Alfredo Hawit, presidente da Federação Hondurenha de Futebol e presidente interino da Concacaf. Eles são suspeitos de aceitar "propinas de milhões de dólares".

Em maio, sete dirigentes foram presos em Zurique, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. Todos eles foram detidos por corrupção na negociação de contratos televisivos de competições da América, mesma razão das duas prisões efetuadas nesta quinta-feira, no hotel Baur au Lac, local onde já haviam sido.