Topo

Luis Fabiano aceita proposta e fecha com time de Luxemburgo na China

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

03/12/2015 06h00

O contrato ainda não está assinado, mas, segundo apurou o UOL Esporte, o atacante Luis Fabiano aceitou proposta do Tianjin Songjian, clube da segunda divisão chinesa que conta com projeto milionário e comando de Vanderlei Luxemburgo para 2016. O camisa 9, cujo contrato com o São Paulo não será renovado, apalavrou o acerto e tem programação para assinar o acordo após o fim do Brasileirão.

O sinal positivo de Luis Fabiano ao Tianjin Songjian encerra as esperanças do Grêmio, que conforme publicado na última terça-feira (1), ofereceu um "projeto de ídolo" ao jogador de 35 anos, com salários de R$ 550 mil que seriam bancados por parceiros com empréstimos financeiros mensais.

Pessoas próximas a Luis Fabiano afirmam que o acordo está selado e encaram qualquer reviravolta como absolutamente improvável, apesar de ainda não ter sido assinado. Além da oferta do Grêmio, Luis Fabiano foi consultado também pelo Atlético-MG, e recebeu outras ofertas de fora do Brasil que não lhe interessaram tanto.

Procurada, a assessoria de imprensa do atacante afirmou que ele só anunciará o futuro após o término do Brasileirão.

Apesar de ter analisado a proposta do Grêmio com bons olhos, pela importância que o clube gaúcho planejava dar à contratação, Luis Fabiano avaliou que sua transferência para outro clube brasileiro desgastaria a imagem de forte identificação com o São Paulo, clube do qual é o terceiro maior artilheiro, com 212 gols em 352 jogos e que deixará neste fim de ano. O único clube no Brasil que o atacante ainda pondera defender é a Ponte Preta, que o revelou para o futebol.

Segundo apurou a reportagem, o Tianjin Songjian convenceu Luis Fabiano ao apresentar um projeto ambicioso. O clube promete um dos maiores investimentos financeiros da China mesmo na segunda divisão, e pretende chegar ao topo do futebol nacional em dois anos. Para isso, além de Vanderlei Luxemburgo, contratou o ex-gerente de futebol do Flamengo Gabriel Skinner, e quer se reforçar com Wagner Miranda, preparador de goleiros, Daniel Félix e Diogo Linhares, preparadores físicos, Cláudio Pavanelli, fisiologista, Fabiano Bastos, fisioterapeuta, além de Bebeto, analista de desempenho.

Além de Luis Fabiano, outro jogador que já tem acerto com o clube é o meia Everton, do Flamengo. O Tianjin Songjian também demonstrou interesse nos atacantes Paulinho, do Flamengo, e Clayton, do Figueirense.

Luis Fabiano se despediu do São Paulo e do Morumbi no último sábado, na vitória sobre o Figueirense, por 3 a 2, na qual ele marcou um dos gols. O atacante se emocionou antes e depois da partida. Na última terça-feira o departamento médico do São Paulo constatou uma lesão no ligamento colateral-medial do joelho direito do jogador, que o impede de atuar na última rodada, contra o Goiás, no Serra Dourada.