Topo

Romário comemora indiciamento de Del Nero, mas diz que saída da CBF é golpe

Alan Marques/Folhapress
Imagem: Alan Marques/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

03/12/2015 23h49

Contumaz crítico da CBF, o senador Romário (PSB-RJ) usou as redes sociais para comemorar o indiciamento de Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, presidente e ex-presidente da entidade, respectivamente, pelo FBI. Contudo, o ex-jogador afirmou que a licença pedida pelo atual mandatário é um “golpe”.

A crítica de Romário se dá pela decisão de Del Nero pedir um licenciamento, ao invés de renunciar. Caso renunciasse, teria que dar lugar a Delfim Peixoto, vice-presidente mais velho da CBF e seu desafeto. Com a licença, o atual presidente pôde escolher quem seria seu substituto, e nomeou Marcus Vicente, deputado federal e presidente da região Centro-Oeste da entidade.

Nesta quinta-feira (3), a procuradora-geral Loretta Lynch, do Departamento de Justiça de Nova York, dos Estados Unidos, anunciou o indiciamento de Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, por formação de quadrilha, com diferentes confederações, federações regionais, na Fifa e também em alguns laços com empresas de marketing para receber dinheiros indevidos. Além deles, mais 14 dirigentes foram indiciados.

Confira o texto feito por Romário:

“Tivemos agora há pouco uma grande vitória. Mais um passo para livrarmos nosso amado esporte futebol da corrupção, ainda falta muito a fazer, mas Del Nero era um dos símbolos que remanesceram da era Ricardo Teixeira. Eles tombaram como peças de dominó: Teixeira, Marín e Del Nero. Todos incorreram no mesmo crime, conforme apontaram as investigações do FBI: conspiram de forma intencional para criar um sistema e fraudar a CBF.

Com o pedido de licença de Del Nero, assumiu o presidente da federação capixaba. Caiu dando um golpe, já que o processo natural seria Delfim Peixoto, vice-presidente mais velho, assumir.

É importante que vocês saibam que há duas investigações internacionais em curso: FBI e Comitê de Ética da FIFA. A investigação do FBI deve levar Del Nero à prisão. E a investigação da FIFA, provocada por documentos que enviamos à entidade dia 11 de novembro, devem banir Del Nero do futebol. Este é o ideal e o que os brasileiros esperam depois de tanto malfeito.

Não esquecendo que os trabalhos da CPI do Futebol continuam, especialmente agora. Temos pela frente meses de trabalho que devem apresentar um plano para que o futebol brasileiro saia deste quadro de falência, além de acabar com o sistema criminoso que se instalou na CBF”.