Topo

Jardel se cala em depoimento sobre corrupção na Assembleia

Jardel, deputado estadual no RS, preferiu não se manifestar em depoimento - Reprodução/MP RS
Jardel, deputado estadual no RS, preferiu não se manifestar em depoimento Imagem: Reprodução/MP RS

Do UOL, em Porto Alegre

07/12/2015 17h16

Em depoimento ao corregedor da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (07), o deputado Mário Jardel (PSD) preferiu se calar. Acusado de uma série de crimes, o parlamentar recebeu orientações de seus advogados e não respondeu uma pergunta sequer. 

O deputado Marlon Santos (PDT), corregedor da Assembleia, comentou em entrevista coletiva que as provas contra Jardel são 'irrefutáveis'. Até a próxima terça-feira será concluído o relatório sobre as fraudes reveladas pela Operação Gol Contra do Ministério Público.
 
Jardel é acusado de uma série de crimes, como peculato, envolvimento com drogas e ter funcionários fantasmas em seu gabinete. Após pedido do MP, a Justiça chegou a afastar Jardel. Entretanto, o cargo foi devolvido a ele após protesto da Assembleia. Segundo o presidente da casa, cabe apenas ao Legislativo afastá-lo, não ao Judiciário. 
 
A defesa de Jardel por meio de seus advogados defende que houve armação contra o parlamentar, que tem mantido sua rotina. 
 
Entre as acusações, a de extorquir dinheiro de seus servidores para pagamento do aluguel da casa onde moram seus familiares na capital gaúcha. 
 
Na próxima quinta-feira, testemunhas serão ouvidas pela Comissão de Ética da casa. Então, um processo que pode culminar na cassação de Jardel deve ser iniciado.