Topo

Veja 5 pontos que contam a favor de Deivid para assumir comando do Cruzeiro

Deivid pode se tornar técnico do Cruzeiro na próxima temporada - Washington Alves/LightPress
Deivid pode se tornar técnico do Cruzeiro na próxima temporada Imagem: Washington Alves/LightPress

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

08/12/2015 06h00

O Cruzeiro já procurou Clarence Seedorf e Edgardo Bauza para substituir Mano Menezes, que se mudou para o Shandong Luneng, da China, neste fim de semana. Entretanto, o escolhido para a vaga é Deivid, ex-auxiliar da comissão técnica permanente do clube. Ele conta com o respaldo da diretoria e tem atributos que contam a seu favor para a efetivação no cargo que era ocupado pelo treinador gaúcho.

"O Deivid é uma das alternativas, considerando o conhecimento que ele tem do clube e do trabalho. Quero aproveitar e fazer uma analogia, que é algo que já acontece fora. A gente tem inúmeros casos de grandes treinadores que assumiram grandes equipes e que tiveram sucesso", afirmou Thiago Scuro na semana passada.

"O Valencia anunciou o Gary Neville como treinador principal sem nunca ter dirigido uma equipe. A gente tem inúmeros casos, como Pep Guardiola e André Villas-Boas, que viveram situação semelhante. A gente tem muita convicção que este é o caminho para manter o Cruzeiro em continuidade. Só isso fará com que o Cruzeiro pare de sofrer de uma temporada para a outra. Quero construir um legado que seja mais forte", acrescentou.

O UOL Esporte apresenta uma lista com uma série de motivos pelos quais o ex-centroavante tem respaldo para ganhar uma oportunidade na equipe mineira a partir do próximo ano. Confira as razões:

Cursos da Confederação Brasileira de Futebol

Ao lado dos ex-jogadores Pedrinho e Felipe, que tiveram uma passagem de destaque pelo Vasco da Gama, Deivid realizou um curso para treinadores concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após a sua aposentadoria, porém, ele só ocupou o cargo de técnico em quatro ocasiões. O ex-atacante comandou o Flamengo contra Fluminense e Nova Iguaçu em duas oportunidades. No Cruzeiro, ele teve apenas uma chance: a vitória sobre a Ponte Preta.

Trabalho com o espanhol Luis Aragonés

Deivid atuou pelo Fenerbahçe, da Turquia, entre 2006 e 2010. Em duas destas temporadas, o ex-atacante foi comandado pelo falecido Luis Aragonés, responsável por faturar a Eurocopa de 2008 pela seleção de seu país, na década passada. O tiki-taka, jogo caracterizado pelas trocas rápidas de passe, foi implantado pelo comandante em La Roja. O europeu é uma das referências do brasileiro.

Influência dos principais técnicos do mundo
Não é apenas Luis Aragonés que influencia o trabalho de Deivid. O membro da comissão técnica permanente do Cruzeiro também procura se informar sobre os grandes comandantes da atualidade. Livros sobre o esporte e também a respeito dos trabalhos de Pep Guardiola, José Mourinho e companhia estão entre os mais lidos pelo ex-centroavante.

De olho no Bayern de Munique

Deivid se mantém atento a imagens dos trabalhos do Bayern de Munique, da Alemanha, tido como um dos melhores times do mundo na atualidade, ao lado de Barcelona e Real Madrid. Os trabalhos implantados pelo catalão Pep Guardiola no time da Baviera são vistos com atenção pelo auxiliar técnico do Cruzeiro, que pode tentar um estilo de jogo semelhante na Toca da Raposa II.

Estágios em clubes brasileiros

O ex-atacante iniciou a trajetória como auxiliar-técnico e fez diversos estágios. Os primeiros foram em maio de 2014, na Seleção Brasileira sub-21, ao lado de Alexandre Gallo, e no Vitória, com o técnico Carlos Amadeu. No mês seguinte, esteve no Internacional sob a supervisão de Abel Braga. Já em julho do mesmo ano, ele seguiu para o Avaí, onde trabalhou com Geninho.