Topo

Cruzeiro vai atrás de atacante que defende o time de Mano Menezes na China

Aloísio "Boi Bandido" é um dos jogadores que interessa ao Cruzeiro para a próxima temporada - Guilherme Palenzuela/UOL
Aloísio "Boi Bandido" é um dos jogadores que interessa ao Cruzeiro para a próxima temporada Imagem: Guilherme Palenzuela/UOL

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

09/12/2015 13h14

A saída de Leandro Damião, confirmada às vésperas da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2015, faz com que o Cruzeiro procure um nome para o setor ofensivo. E o desejo do clube é contar com Aloísio, atualmente no Shandong Luneng, da China. A diretoria aposta no relacionamento estreito com Mano Menezes, novo comandante da equipe asiática, para repatriar o atleta que teve uma boa passagem pelo São Paulo.

Boi Bandido, como o jogador é conhecido, é agenciado por Eduardo Uram. Entretanto, quem auxilia os mineiros na busca pelo jogador é Joseph Lee. O indonésio naturalizado chinês reside no Brasil há 35 anos. Ele é o empresário mais atuante em transações envolvendo o país sul-americano e as agremiações da Ásia.

Joseph Lee se envolveu na ida de Mano Menezes para a China, onde o treinador receberá R$ 50 milhões por um contrato de dois anos, e também nas vendas de Ricardo Goulart para o Guangzhou Evergrande e Diego Tardelli para o Shandong Luneng, no início deste ano. Procurado pela reportagem do UOL Esporte para falar sobre o interesse do Cruzeiro na contratação de Aloísio, ele não retornou as ligações.

A volta do Boi Bandido ao futebol brasileiro, onde ele não atua desde 2013, não deve ocorrer de forma tão simples. Ele foi contratado por 5 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões à época) e os chineses pleiteiam um valor no mínimo semelhante. Ainda assim, recentemente, o empresário do atleta, Eduardo Uram, revelou que o São Paulo o procurou e não descartou o seu retorno em breve.

Nesta temporada, Aloísio foi titular em 28 partidas do Shandong Luneng na Super League. O jogador balançou as redes adversárias em 21 oportunidades, o que lhe garante uma média de 0,75 gol por compromisso.