Topo

Presidente do Santa Cruz diz que começa Série A com "carimbo que vai cair"

Do UOL, em São Paulo

09/12/2015 12h33

O Santa Cruz voltou à Série A do Campeonato Brasileiro após dez anos, mas já chega à elite do futebol brasileiro com “carimbo de que vai cair”. Ao menos foi essa a declaração dada por Alírio Moraes, presidente do Santa Cruz, durante participação no 1º Fórum de Futebol Brasileiro.

“A gente já está vivendo esse caos, falo especialmente no Nordeste. Será possível que essa situação caótica tem que passar para outras regiões desenvolvidas, para que um novo modelo tenha que nascer? A gente sabe o que é viver no inferno. Ficamos um período sem série. Jogadores de clubes qualificados no Sul deixavam de ir para o Santa Cruz porque a gente tinha a fama de não pagar. Tem que ter uma sensibilidade grande aí. Nossa experiência está aberta para todos, mas é um sistema que nos limita muito. Começo a Série A como devedor e uma cota de televisão mais baixa de todo o sistema. Como meu vice disse na reunião, a gente começa com um carimbo que vamos descer. Foi o que aconteceu este ano, três clubes que subiram, caíram para a Série B”, falou.

Antes, Moraes já havia questionado a estrutura do futebol brasileiro e que não concorda como as cotas são divididas, mas que é “obrigado” a aceitar.

“No sistema atual, a gente realiza um acesso, só Deus sabe como, nós criamos as circunstâncias, mas na verdade não há muito o que fazer.  A gente fica refém. Terminamos o campeonato com passivo, que nos prende a televisão, a federação e somos obrigados a atender contratos que não concordamos, mas é uma questão de sobrevivência”, completou.

O Santa Cruz terminou a Série B na segunda colocação e garantiu o retorno para a primeira divisão.