Topo

Outra boa para joia do Cruzeiro! Renovação e fim de remédio para asma

Marcos Vinícius terminou a temporada como titular absoluto da equipe comandada por Mano Menezes - Washington Alves/Lightpress/Cruzeiro
Marcos Vinícius terminou a temporada como titular absoluto da equipe comandada por Mano Menezes Imagem: Washington Alves/Lightpress/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

10/12/2015 06h00

Marcos Vinícius terminou 2015 como um dos alicerces do meio de campo do Cruzeiro. O meia-atacante foi titular em seis dos últimos sete compromissos da equipe no Campeonato Brasileiro. E as boas atuações lhe renderam um novo contrato, com duração de quatro temporadas. Mas estas não são as únicas boas notícias envolvendo o apoiador, de 20 anos, contratado junto ao Náutico.

O garoto sofre de asma e, por isso, utiliza medicamentos à base de corticoides. Acompanhado frequentemente por médicos do clube mineiro e particulares, contratados por Guilherme Cavalcanti, seu empresário, o jogador em breve deixará de se submeter a este tratamento.

“Ele faz (o tratamento de asma). O controle da asma é diário. Ele vem evoluindo muito bem e a dosagem (do remédio) diminuindo. A tendência é que no futuro ele não precise mais de medicação”, revela o agente do jogador.

Atualmente, o medicamento utilizado por Marcos Vinícius é proibido pela Comissão Nacional de Controle de Doping da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele, porém, se beneficia do Artigo 3 / Capítulo III do Manual do Regulamento do Controle de Doping da CBF, publicado no ano passado. De acordo com este trecho do livro de regras, "atletas asmáticos necessitam eventualmente usar Beta-2 agonistas ou corticosteróides. Nestes e em outros casos, torna-se necessário contatar a CCD da CBF para solicitar o Formulário de Isenção para uso Terapêutico".

Com mais quatro anos de vínculo na Toca da Raposa II, Marcos Vinícius encerrou 2015 com 23 partidas disputadas, sendo apenas 13 na condição de titular. Ele ainda marcou três gols e deu duas assistências para os seus companheiros.

O Cruzeiro detém, desde abril, 50% dos direitos econômicos do meia-atacante, revelado pelas categorias de base do Náutico. O contrato vigente até o início de dezembro, contudo, era de empréstimo. O atual é definitivo e os mineiros, agora, são donos dos direitos federativos do atleta também.