Topo

Federação suspende Karim Benzema de jogos da seleção francesa

Atacante fica fora da seleção francesa por período indeterminado - Eric Gaillard/Reuters
Atacante fica fora da seleção francesa por período indeterminado Imagem: Eric Gaillard/Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/12/2015 13h15

A Federação Francesa de Futebol (FFF) decidiu suspender de jogos da seleção local o atacante Karim Benzema. A punição equivale ao corte do jogador de futuras convocações e tem validade por período indeterminado.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira após reunião do Comitê Executivo da FFF. Em entrevista coletitiva, o presidente da federação, Noel Le Graet, justificou o gancho aplicado ao atacante do Real Madrid.

"Benzema é um bom garoto, mas não tem uma condição extraordinária. Nasceu em um bairro complicado e não mudou de amigos", afirmou Le Graet, que assegura contar com o aval do técnico da seleção francesa, Didier Deschamps. "Decidimos afastar Benzema – por decisão da federação, ele não é selecionável", completou.

O jogador é acusado de envolvimento com uma quadrilha que tentava extorquir 150 mil euros do meia Mathieu Valbuena, do Lyon. O atleta, por sua vez, teria protagonizado um vídeo erótico com a namorada.

Em seu discurso, Le Graet defendeu o protagonista do escândalo. "Valbuena é a vítima, não o problema", afirmou o dirigente. "O problema de Valbuena é que esqueceu o celular onde não devia", completou.

A suspensão de Benzema era um assunto que dividia os franceses nos últimos dias. O primeiro-ministro do país, Manuel Valls, disse que o atacante não tinha espaço na equipe; já nomes como Zinedine Zidane e o ex-presidente Nicolas Sarkozy defendiam sua absolvição.