Topo

Botafogo mira meio-campistas de Atlético-MG e Cruzeiro

Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/12/2015 06h00

Após voltar à elite do futebol brasileiro, o Botafogo já deu início à reformulação no elenco. Vários atletas deixarão o Alvinegro, mas somente o zagueiro Joel Carli chegou até o momento.

Dois jogadores entraram no radar e podem pintar em General Severiano: Cárdenas, que defendeu o Atlético-MG, e Willian Farias, do Cruzeiro.

Sherman Cárdenas é um apoiador colombiano que se destacou na Libertadores desse ano atuando pelo Atlético Nacional-COL. Ele ainda pertence ao time colombiano, mas estava emprestado ao Atlético-MG, onde teve fraco desempenho. Pelo potencial apresentado anteriormente, o Botafogo deseja apostar no atleta.

O problema são os valores da transação. O Atlético-MG, por exemplo, pagou US$ 500 mil pelo empréstimo de Cárdenas, que recebia aproximadamente R$ 200 mil mensais. Tais valores estão fora da realidade do Botafogo, que tenta valorizar o jogador e quer empréstimo sem custo. Além disso, deseje pagar um vencimento menor ao colombiano, que chegaria com status de titular.

Outro jogador procurado pelo Botafogo é Willian Farias, do Cruzeiro. Revelado pelo Coritiba, o volante jamais conseguiu se firmar em Belo Horizonte. Uma pubalgia o tirou de combate por alguns meses e prejudicou uma sequência no time de Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes.

Willian Farias realizou apenas 15 jogos pelo Cruzeiro em 2015, 14 deles no primeiro semestre. No segundo, o volante só entrou em campo em uma oportunidade, justamente no último duelo da temporada, contra o Internacional. Por se tratar de um atleta jovem e com potencial, o Botafogo tem interesse para formar o elenco.

Já em conversas adiantadas, o Botafogo deve anunciar a contratação de Pedro Larrea. O volante equatoriano defende a LDU Loja e deve assinar contrato até o fim de 2017. O próprio presidente do clube já trata a negociação como ‘encaminhada’. O Alvinegro ainda busca dois meias e um atacante de peso para formar uma ‘espinha dorsal’ forte para a temporada 2016.