Topo

Repórter que escancarou corrupção diz que Havelange e Del Nero serão pegos

FOLHAPRESS
Imagem: FOLHAPRESS

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 09h34

O repórter da BBC Andrew Jennings, maior responsável nos últimos anos por escancarar casos de corrupção na Fifa, afirmou que os cartolas brasileiros João Havelange, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero já estão na mira do FBI e que não deve tardar para que a situação deles se complique perante a Justiça.

Em entrevista ao jornal Lance, ele disse, irônico: “Marco Polo anda meio nervoso com o FBI atrás do dinheiro que ficou com ele nessas transações”.

Um documentário de Jennings foi ao ar nesta semana, falando de uma carta em que o ex-presidente da Fifa João Havelange revela que Joseph Blatter sabia dos pagamentos de propina para a ISL, empresa de marketing que comercializava direitos de TV.

“Eu não sei para quem era endereçada, mas estou seguro de que foi para as autoridades da Suíça, a pedido dos americanos que queriam saber de todos os detalhes destas transações”, disse o escocês.

Sobre Del Nero, foi incisivo. “Ele é mais um daqueles que está vivendo de baixarias. É acusado de crimes sérios. Até agora Del Nero escapou. Mas isso não vai durar muito tempo. Mais cedo ou mais tarde vão pegá-lo". E disse que o mesmo se aplica a Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF.

Para Jennings, a entrada do FBI no caso acelerou a ruína dos esquemas de corrupção na entidade que rege o futebol mundial.

“Eles prestam um grande serviço. E quero lembrar que o FBI está envolvido nestas investigações há tempos, mas as pessoas não se dão conta. Já estava nesta trilha antes de me procurar. Quando o FBI terminar as investigações não vai sobrar nada. As pessoas parecem que não se dão conta de que tudo não passa de crime organizado. Não é apenas um assalto ou um roubozinho. É algo bem mais sério do que isso”, afirmou Jennings, que não espera ver ninguém se safar. “Acho que Blatter vai parar na prisão. O prestígio dele acabou há muito tempo. (...) (Platini) também é membro deste sindicato do crime organizado.”