Topo

Técnico de 24 anos desbanca Palmeiras, SP e Santos e vira sensação na base

Macorin, de 24 anos, é técnico do Audax - Divulgação
Macorin, de 24 anos, é técnico do Audax Imagem: Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 06h00

Lucas Macorin, 24 anos, e sensação das categorias de base no futebol paulista. Mas como ele é destaque entre os que não são profissionais se já tem 24 anos? Ele é técnico do Audax e foi campeão do sub-15 desbancando na sua campanha Palmeiras, São Paulo e Santos em sequência.

Não é à toa que ele ganhou o rótulo de sensação das categorias de base no fim desta temporada, sendo o único time campeão que não pode ser chamado de grande. No sub-17, a final foi disputada por Santos e São Paulo, enquanto que no sub-20 o troféu teve como postulantes o Corinthians e o Santos.

Macorin começou a trabalhar com futebol em 2010, no centro olímpico em São Paulo, como auxiliar de time de garotos, passando a ser técnico do time feminino até que, em 2013, foi contratado pelo Audax para ser auxiliar. De lá para cá, se destacou e precisou enfrentar certos preconceitos por assumir a função com pouca idade.

"No começo, era até mais difícil. Eu cheguei no Audax ainda mais novo e era claro que as pessoas desconfiavam de mim por causa da idade. Mas aos poucos pude mostrar o meu trabalho, foram criando confiança e, hoje, no Audax, já posso dizer que sou bem visto, especialmente após o título", explicou Macorin.

"Posso dizer que, hoje, a idade até me ajuda. A relação com o pessoal do sub-15 é bem tranquila, a linguagem é até próxima entre nós e isso me ajuda", completou.

O bom desempenho fez Macorin passar a ser sondado por alguns outros clubes, mas ainda não lhe rendeu uma proposta. Enquanto constrói a carreira no Audax, ele já mira alto e mostra que se inspira em Tite.

"Não só pelo jogo, mas muito pelo treino, pela rotina que ele impõe, eu gosto muito do Tite, é claro. A gente vê o time sempre bem postado e todas as referências que tenho é que o dia a dia dele é muito bom", analisou.

"O principal, é que jogador não é só dentro de campo. Precisa falar também de fora, do comportamento. A disciplina dos jogadores é fundamental. Apesar de eu ser jovem, eu trabalho muito com eles a disciplina, instruir eles para fora de campo".