Topo

Conmebol suspende Fred até junho após doping na Copa América

Meia Fred testou positivo durante disputada da Copa América, no Chile, em junho de 2015 - Rafael Ribeiro/CBF
Meia Fred testou positivo durante disputada da Copa América, no Chile, em junho de 2015 Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/12/2015 18h19

O meia Fred, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foi suspenso pela Conmebol até junho de 2016 por uso da substância proibida hidroclorotiazida. Com a decisão do tribunal da entidade por conta do doping, o jogador não poderá participar de nenhuma competição organizada pela confederação sul-americana até o próximo dia 26 de junho.

A decisão, divulgada nesta segunda-feira, suspendeu Fred por um ano a partir da data do flagrante por doping – junho de 2015.

“Saiu a decisão de um ano, mas isso retroage. A data que passa a valer é 27 de junho de 2015. Logo, cumpre pena até 26 de junho de 2016”, explicou o advogado Bichara Neto, que defende Fred no caso e não descarta recorrer da decisão.

"Temos ainda a Câmara de Apelações da Conmebol. Podemos recorrer. Vamos analisar a decisão e resolver isso", completou o advogado.

Bichara ainda explicou que a Conmebol agora irá repassar o caso à Fifa, que definirá se tal pena será estendida para todas as outras competições.

O diurético hidroclorotiazida é utilizado em remédios para hipertensão e proibido pela Agência Mundial Anti-Dopagem (Wada) pelo poder de mascarar outras substâncias proibidas, como estimulantes e anabolizantes.