Topo

Santos precisa investir R$ 660 mil para comprar sucessor de Lucas Lima

Vítor Bueno, meia do Santos, se destacou na última rodada do Brasileirão 2015 - Ivan Sorti/Santos FC
Vítor Bueno, meia do Santos, se destacou na última rodada do Brasileirão 2015 Imagem: Ivan Sorti/Santos FC

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

14/12/2015 06h00

Entre os quatro candidatos do elenco santista para substituir Lucas Lima, Vítor Bueno é aquele com melhor cartaz na Vila Belmiro. Mas, para assegurar sua permanência por um período mais longo, o Santos precisará abrir o caixa. 

Vítor Bueno, 21 anos, está emprestado pelo Botafogo de Ribeirão Preto até o final do Campeonato Paulista. A opção de compra definida para o Santos é de R$ 660 mil por 60% dos direitos econômicos do meia. Um terço desse valor pertence ao clube paulista, já o restante é de propriedade de investidores. Os valores foram confirmados por Gerson Garcia, presidente botafoguense, ao UOL Esporte

Ainda que o Santos tenha cinco meses para exercer a opção de compra, o estafe de Vítor Bueno tem expectativa de concluir essa operação já nos próximos dias. Os empresários receberam sinais de que a diretoria santista gostaria de antecipar o acerto e fazer um contrato longo com Vítor. O presidente Gerson Garcia, entretanto, disse que o Botafogo-SP ainda não foi procurado. "Ele é um jogador muito bom e vai ganhar espaço em 2016", prevê.

Na última rodada do Brasileirão, Vítor Bueno saiu do banco de reservas e foi a grande surpresa na goleada do Santos por 5 a 1 sobre o Atlético-PR. Ele anotou um gol, deu assistência para outro e confirmou a impressão de que está à frente de Rafael Longuine, Serginho e Léo Cittadini para ser o substituto natural de Lucas Lima em 2016. "A atuação dele é uma notícia excelente. Espero que mantenha a postura que vem tendo, principalmente nos treinamentos", declarou Dorival Júnior na ocasião. 

Depois de uma passagem rápida pela equipe sub-23, Vítor Bueno foi promovido por Dorival, mas ganhou poucas oportunidades no Brasileirão. Até o momento, o Santos se esforça em tentar manter Lucas Lima na Vila Belmiro em 2016, mas sabe que o assédio sobre o jogador será grande. Com apenas 10% dos direitos econômicos do meia, os santistas têm pouca autonomia em possíveis negociações.