Topo

Grandes se limitam a reforços modestos em mercado da bola ainda desaquecido

Do UOL, em São Paulo

16/12/2015 09h00

A temporada 2015 terminou oficialmente no último dia 5, com a disputa da última rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, os clubes intensificaram as negociações por reforços para 2016. Em 11 dias, porém, os 12 maiores times do País se limitaram a contratações modestas.

Além disso, o mercado da bola ainda está desaquecido. No total, foram apenas 11 contratações, ligadas a seis times: Botafogo, Corinthians, Flamengo, Inter, Palmeiras e Santos. Metade das equipes grandes ainda não têm reforços para a temporada 2016: Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, São Paulo e Vasco.

Até aqui, o Palmeiras é o clube que mais contratou, com três jogadores. O zagueiro Roger Carvalho, por exemplo, disputou a Série B do Brasileirão, pelo Botafogo. O goleiro Vagner e o volante Rodrigo, por sua vez, não evitaram o rebaixamento de Avaí e Goiás, respectivamente.

O Corinthians seguiu a mesma linha. Os dois reforços para 2016 vieram do Bragantino, o sexto colocado da Série B. O time de Tite passará a contar com o goleiro Douglas e o atacante Alan Mineiro.

Mais dois jogadores que lutaram pelo acesso à Série A foram contratados por dois dos principais times do Brasil. O meia Ronaldo Mendes, ex-ABC, defenderá o Santos em 2016. Já o volante William Arão acertou com o Flamengo depois de brilhar pelo Botafogo.

Há quatro exceções na lista. O zagueiro Joel Carli, por exemplo, deixou o Quilmes (ARG) rumo ao Botafogo. Juan deixou o Inter para voltar ao Flamengo. O Inter acertou com Fernando Bob e Fabinho, que se destacaram na Ponte Preta e no Figueirense, respectivamente.

Reforços de peso também estão na mira de alguns clubes, mas sem qualquer definição. O Palmeiras tenta contratar Jean e sonha com Diego Souza. O Grêmio, por sua vez, tenta trazer o zagueiro Henrique, do Napoli. 

Reforços vindo da Série B
Douglas (Bragantino para o Corinthians)
Alan Mineiro (Bragantino para o Corinthians)
Roger Carvalho (Botafogo para o Palmeiras)
Ronaldo Mendes (ABC para o Santos)
William Arão (Botafogo para o Flamengo)

 
Reforços vindo de times rebaixados
Rodrigo (Goiás para Palmeiras)
Vagner (Avaí para Palmeiras)