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Inter fatura R$ 66 milhões com sócios em 2015 e quebra recorde

Com 112 mil sócios, Inter superou arrecadação de 2014 com seu quadro social - Ricardo Duarte/AI SC Internacional
Com 112 mil sócios, Inter superou arrecadação de 2014 com seu quadro social Imagem: Ricardo Duarte/AI SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/12/2015 06h00

O Internacional nunca arrecadou tanto com seus sócios como nesta temporada. O balanço financeiro de 2015 do clube revela que o quadro social atingiu marca histórica e gerou uma receita de R$ 66 milhões. A cifra é superior a marca obtida no ano passado e bem maior que atual contrato com a TV Globo, uma das principais fontes de dinheiro dos clubes.

Segundo informativo financeiro divulgado pelo Inter, o quadro social fechou o penúltimo mês do ano com 112.756 mil pessoas. O índice de inadimplência do ano é projetado em 15% e a receita anual calculada em R$ 66.284,789.

“Desde 2009 o Internacional não baixa mais de 100 mil sócios. Já ficamos sem atuar em nosso estádio e o número não caiu, pelo contrário. É uma excelente fonte de receita e neste ano nos ajudou e vai seguir ajudando”, disse Vitorio Piffero, presidente do Inter.

No final de 2014, o Colorado registrava pouco mais de 102 mil sócios ativos em seu quadro social. De acordo com levantamento do Inter, o número gerou R$ 58 milhões de receita anual. A cifra foi batida no final outubro.

O sistema do quadro social do Inter considera um sócio inadimplente logo após um mês de atraso, mas só exclui o registro após 12 meses sem pagamento. Segundo a CAS (Central de Atendimento ao Sócio), a taxa de torcedores que saíram do banco de dados variou entre 700 e mil ao longo dos meses.

Em novembro, a inadimplência da temporada bateu recorde e chegou a 17%, mas a previsão é que a média não sofra alteração. O pico máximo de sócios ativos em 2015, ou seja, adimplentes nos últimos 12 meses, foi de 116.500 mil.

A participação na Copa Libertadores foi um dos fatores que ajudaram o Inter a obter 10 mil associados ao longo do ano. A política de matchday implementada durante as partidas no Beira-Rio também. O programa de fidelidade chamado ‘Gigante de Vantagens’ foi a medida mais recente para atrair torcedores e manter adimplência de quem já tem cadastro.