Topo

Pelé lamenta Vila penhorada e torce para que Santos e empresa se acertem

Rei do Futebol passará o Natal em Nova York com as duas filhas - Kely e Jenifer - Bruno Poletti-17.jun.2014/Folhapress
Rei do Futebol passará o Natal em Nova York com as duas filhas - Kely e Jenifer Imagem: Bruno Poletti-17.jun.2014/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/12/2015 16h43

Pelé acompanha de longe a briga na Justiça entre o Santos e a Sport 10 Licenciamentos, empresa responsável por sua imagem. Ele está em Nova York, nos Estados Unidos, onde passará o natal com suas duas filhas. O UOL Esporte apurou que o Rei do Futebol lamentou o processo na Justiça que causou a penhora da Vila Belmiro e, inclusive, torce para que a diretoria santista e a empresa cheguem a um acordo.

A empresa, que arrendou a imagem de Pelé e tem contrato longo com o ex-jogador, processou o Santos por conta de uma dívida de R$ 2,3 milhões.

O Rei do Futebol aproveitou a viagem aos Estados Unidos para cuidar da saúde. Não há nenhum problema com o ex-atleta do Santos e da seleção brasileira. Ele apenas fez alguns exames, uma espécie de “revisão” após a cirurgia na coluna lombar realizada em julho deste ano. Na ocasião, Pelé fez uma "descompressão de raiz nervosa” para corrigir um problema que dificultava o movimento das duas pernas. O procedimento foi feito no Albert Einstein, em São Paulo.

Pelé, na verdade, viajou aos Estados Unidos para cumprir alguns compromissos profissionais de uma empresa que comercializa seus autógrafos. Ele permanece fora do Brasil nas próximas semanas, pois passará o Natal com as filhas Kely Cristina de Luca e Jenifer Cholby, que moram em Nova York.

Dívida com empresa de Pelé causa penhora da Vila

O contrato entre o clube paulista e a empresa para explorar a imagem de Pelé foi realizado na gestão do ex-presidente Odílio Rodrigues. Grande parte da dívida foi gerada pela ex-diretoria do clube, mas a gestão atual, do presidente Modesto Roma, também deixou de pagar a empresa. 

A nova cúpula santista está insatisfeita com o contrato firmado, principalmente pelas exigências que são feitas pela empresa para disponibilizar a participação de Pelé em eventos do clube. Dirigentes santistas alegam que precisam pagar viagens e hospedagens de funcionários da empresa para contar com o seu ídolo. Os valores do contrato também não agradam.

O contrato do Santos com a empresa que administra a carreira de Pelé foi renovado nos mesmos moldes por mais 50 anos no ano passado. O acordo foi iniciado em 2013.

O problema com a empresa praticamente fez o Santos desistir de assumir a administração do Museu Pelé, além de impedir que o clube paulista utilize a marca Pelé em sua nova camisa em 2016. Em contato com o UOL,  o Santos alega que não comenta sobre processos em andamento.