Topo

Romário e Del Nero travam batalha particular em CPI do Futebol

Romário e Marco Polo Del Nero durante a CPI do Futebol - Ueslei Marcelino/REUTERS
Romário e Marco Polo Del Nero durante a CPI do Futebol Imagem: Ueslei Marcelino/REUTERS

Do UOL, do Rio de Janeiro

16/12/2015 18h08

O depoimento do presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, à CPI do Futebol no Senado foi marcado por uma batalha particular entre o dirigente e Romário. O ex-jogador e hoje senador é desafeto declarado de Del Nero. Sentou-se na mesma do cartola enquanto ele falava à comissão de inquérito. Questionou veementemente o dirigente. Foi respondido com tranquilidade por Del Nero, suspeito de integrar um esquema internacional de corrupção de futebol.

Romário é presidente da CPI do Futebol. Foi um dos primeiros congressistas a fazer perguntas a Del Nero assim que a sessão da comissão de inquérito foi aberta. Antes questionar o dirigente, Romário reiterou a importância da veracidade das informações prestadas pelo cartola aos senadores. Minutos depois, Romário questionou: “o senhor é corrupto? A CBF é uma instituição corrupta? ”

Del Nero respondeu prontamente: “Eu não sou corrupto. A CBF é formada a sua presidência e de 200 funcionários. Respeito todos.”

Romário prosseguiu. Em tom ríspido, perguntou sobre pagamentos de propina na Copa América e a distribuição de lucros no COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014. Os temas são alvo de investigações da própria CPI do Futebol. Suspeitas de propina em negociações da Copa América levaram ao indiciamento de Del Nero pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Del Nero negou qualquer irregularidade e esquivou-se em questões sobre o COL. O cartola reforçou ainda que as investigações vão provar sua inocência. “Vou provar que há um equívoco muito grande do governo americano.”

Ainda durante a sessão, Del Nero foi questionado sobre o senador Randolfe Rodrigues se temia ser preso. Respondeu que não havia motivo para isso. Foi prontamente interrompido por Romário. “Motivo tem: corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas”, afirmou, enumerando suspeitas contra Del Nero.

O dirigente, então, respondeu a Romário: “provar isso é outra coisa”. Romário emendou: “além de corrupto e ladrão, é mentiroso.”

Na CPI, Romário pediu que o afastamento definitivo de Del Nero da CBF e disse que ele é um câncer do futebol. “O senhor é uma pessoa muito mal vista no futebol. Queria dizer em público, para que o senhor se retirasse definitivamente da CBF, para que, daqui para frente termos uma CBF honesta, não corrupta, séria e que possa ajudar o futebol e a seleção.”

Del Nero afirmou que não deixará o futebol.

Confira alguns trechos do duelo Del Nero x Romário:

Romário: O senhor é corrupto?
Del Nero: Eu não sou corrupto
Romário: A CBF é corrupta?
Del Nero: A CBF é formada de presidência e 200 funcionários. Eu respeito todos.

Romário: Por que o senhor não viaja com a seleção?
Del Nero: Meus advogados me aconselharam a viajar.
Romário: Tem medo de ser preso?
Del Nero: Não. Meus advogados me aconselharam.

Randolfe Rodrigues: O senhor tem medo de ser preso?
Del Nero: Não há motivos para isso.
Romário: Motivo tem. Corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas...
Del Nero: Provar isso é outra coisa.
Romário: Então o FBI está mentido?
Del Nero: Tem que provar.
Romário: Além de corrupto e ladrão, você é mentiroso.