Topo

R10 na Florida Cup divide opiniões em elenco do Flu. Fred é um deles

Ronaldinho Gaúcho e Fred atuarão juntos, mas camisa 9 não curtiu muito a ideia - Staff Images/Divulgação/Maracanã
Ronaldinho Gaúcho e Fred atuarão juntos, mas camisa 9 não curtiu muito a ideia Imagem: Staff Images/Divulgação/Maracanã

Bernardo Gentile e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/12/2015 11h00

A presença de Ronaldinho Gaúcho na Florida Cup, torneio de pré-temporada a ser disputado nos EUA, será o grande chamariz de marketing do Fluminense para expandir sua marca internacionalmente no início de 2016. A estratégia publicitária, no entanto, divide opiniões no que tange ao elenco, a começar pelo capitão da equipe Fred.

"Sinceramente, acho que não seria bom. O torneio será uma pré-temporada para a gente, não é jogo de apresentação. Seria interessante colocar quem precisa treinar, evoluir. Precisa fazer parte quem vai jogar. Se olhar como estratégia de marketing, o Ronaldo atrai multidões", disse o camisa 9 ao programa “Futebol de Verdade”, da Rádio Globo.

A participação de Ronaldinho, porém, faz parte de um acordo estipulado entre as partes ainda no período em que ele foi contratado pelo Fluminense. Na ocasião do acerto com a Floripa Cup, o torneio exigiu a presença do astro e, mesmo com ele rescindindo contrato com o Tricolor, jogador e clube chegaram a um acordo amigável para que ele atuasse.

O Flu viajará para os Estados Unidos dia 5 de janeiro e, entre os dias 6 e 15, treinará na IMG Academy. No dia 14, o time realiza um jogo-treino com uma universidade americana. No dia 16, alguns dos jogadores participarão do Florida All Star Games, que será um amistoso mesclando atletas das equipes participantes.

Por fim, no dia 17, o Tricolor faz sua estreia na competição contra o Shakhtar Donestsk (UCR) e finalização a campanha dia 20, diante do Internacional.

Decepção no Fluminense
Ronaldinho Gaúcho agitou o mercado da bola ao ser anunciado pelo Fluminense dia 11 de julho após uma batalha do Tricolor com o Vasco pelo jogador. O meia, aliás, acabou sendo apresentado à torcida justamente no clássico contra o rival, dia 19 de julho, o que aumentou ainda mais a rivalidade entre os clubes.

Sua estreia aconteceu dia 1º de agosto contra o Grêmio, para mais de 33 mil pessoas no Maracanã, quando o Flu venceu por 1 a 0 e ele participou do gol feito por Marcos Júnior.

A sequência do craque pelo clube, no entanto, foi muito aquém do esperado e, mesmo tendo contrato até o fim de 2016, decidiu por rescindir o vínculo após ter disputado apenas nove partidas e não ter feito nenhum gol.