Topo

Arsenal vence City em clássico de golaços e cola na liderança do Inglês

Do UOL, em São Paulo

21/12/2015 19h51

Com mais duas assistências de Ozil, o Arsenal venceu o Manchester City e encostou novamente na liderança do Campeonato Inglês. Nesta segunda-feira (21), no jogo de encerramento da 17ª rodada, os Gunners fizeram 2 a 1 e foram a 36 pontos - ante 38 do líder Leicester.

Os gols do Arsenal foram marcados por Walcott, que marcou com chutaço de fora da área, e Giroud - ambos com assistência de Ozil. O meia alemão é o líder de passes para gol não só na Inglaterra, como em toda a Europa. Touré, com golaço de canhota no ângulo de Cech, descontou para o City.

Servido?

Ozil continua imparável quando o assunto é assistência. Com dois passes para gol contra o City, o garçom do Arsenal chegou a 15 assistências em 16 jogos no Campeonato Inglês. Para se ter um termo de comparação, o recorde de assitências por temporada no Campeonato Inglês pertence a Henry, que deu 20 passes para gol em 2003/04. Isto é, Ozil está a apenas seis assistências de superar o recorde, sendo que a temporada não chegou ainda nem na metade.

100 bolas na redes

Com o golaço de fora da área contra o City, Walcott chegou a 100 gols com a camisa do Arsenal. Foram 85 em competições nacionais e mais 15 na Liga dos Campeões.

O jogo

Mesmo jogando fora de casa, o City foi melhor na maior parte do primeiro tempo, mas pagou caro pela má pontaria. O Arsenal buscou manter a posse de bola e controlar as ações do jogo, mas o rival começou mais perigoso, principalmente nos contra-ataques.

Até os 30 minutos, o City havia finalizado seis vezes – uma delas na cara do gol, com De Bruyne, que desperdiçou tirando tinta da trave. Logo viria o casrtigo. Três minutos depois, Walcott recebeu livre na meia esquerda, abriu espaço e soltou a bomba de perna direita sem chances para Hart. Golaço!

Após sair vencendo mesmo jogando pior, o Arsenal melhorou e dominou a partida nos dez minutos finais. Já o City, até então senhor da partida, sentiu o gol tomado e viu sua defesa vazada em vacilo da zaga. Mangala saiu jogando errado, Ozil serviu e Giroud bateu forte e rasteiro de canhota para ampliar aos 46 minutos.

Com o 2 a 0 construído no primeiro tempo, o Arsenal voltou melhor dos vestiários e dominou completamente o começa da etapa final. Os donos da casa tiveram quatro boas oportunidades em menos de 15 minutos. Mas Campbell, duas vezes, Walcott e Ramsey desperdiçaram.

O City não tinha mais o ímpeto inicial e não conseguia criar chances de gol. Silva, Touré e De Bruyne, que haviam controlado o meio de campo em boa parte do primeiro tempo, cansaram e foram envolvidos pela marcação do Arsenal. Aguero, que retornava de lesão, não levava perigo e foi substituído aos 17 minutos por Bony.

No fim, o City foi com tudo pra cima do Arsenal e quase conseguiu o empate. Touré pegou bonito de canhota de fora da área, acertou o ângulo de Cech e marcou um golaço. Minutos antes, Javas havia ficado cara a cara com Cech, mas tentou servir Bony e desperdiçou grande oportunidade. Em outras palavras: "pipocou". E o City pagou com a derrota.