Topo

Ser campeão e se livrar de marcadores. As metas de Giovanni Augusto em 2016

Giovanni Augusto teve bons números durante o Campeonato Brasileiro - Bruno Cantini/Atlético-MG
Giovanni Augusto teve bons números durante o Campeonato Brasileiro Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

22/12/2015 06h00

Giovanni Augusto terminou o Campeonato Brasileiro como o terceiro jogador que mais deu assistências na competição. Dos pés dele saíram dez passes para gols do Atlético-MG na campanha do vice-campeonato nacional. Ele ficou atrás somente de Jadson (12) e Paulo Henrique Ganso (11). Além disso foram cinco gols, o que fez dele o quinto artilheiro alvinegro no Brasileirão.

“Foi um ano muito positivo. Infelizmente não começou bem, mas felizmente conseguimos resolver isso da melhor forma possível. Com isso eu comecei a ganhar confiança, respeito dos meus companheiros e consegui jogar. Fiz gols, dei assistências e não machuquei. Não ganhamos o título, que era o nosso objetivo, mas ser vice-campeão vale muito também”, disse Giovanni Augusto com exclusividade ao UOL Esporte.

Os bons números do meia que vestiu a camisa 14 se devem, em grande parte, a uma aposta pessoal de Eduardo Maluf, diretor de futebol do Atlético. Giovanni Augusto retornou à Cidade do Galo em janeiro depois de rodar por diversas equipes do país, até se destacar pelo Figueirense, em 2014. Mas a volta para Belo Horizonte parecia ter curta duração, já que o jogador estava nos planos do Palmeiras, que chegou a acertar com o atleta, contando com uma ação judicial que Giovanni movia contra o Atlético.

Mas a vitória na Justiça foi do clube mineiro. Giovanni Augusto ficou em Belo Horizonte e renovou o contrato, com um significativo aumento salarial. Ganhou espaço com Levir Culpi e estreou na temporada 2015 logo no último jogo do Campeonato Mineiro. Entrou no segundo tempo e foi importante no triunfo por 2 a 1 sobre a Caldense, que garantiu o título estadual ao Atlético. Depois de ganhar espaço no elenco, virar titular foi apenas uma questão de tempo.

Cobiçado por clubes internacionais após a boa temporada realizada, o meia pode ser negociado pelo Atlético em breve. Mas antes de deixar a Cidade do Galo mais uma vez, Giovanni Augusto tem o sonho de alcançar uma grande conquista pelo Atlético.

“Esse é meu grande sonho pelo Atlético. Quero ser campeão na Copa Libertadores ou então do Campeonato Brasileiro e até mesmo da Copa do Brasil. Vamos ver o que vai acontecer no ano que vem, mas acredito que vamos estar ainda melhores. Vou fazer de tudo para esse desejo virar realidade, pois é o que desejo de coração”, prometeu o meia, que em 2013 e 2014 estava emprestado a outros clubes e não participou das conquistas da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.

Para Giovanni Augusto poder brilhar em 2016, ele sabe que a pré-temporada vai ser determinante. Se nas primeiras rodadas do último Brasileirão ele era visto como uma surpresa, o meia sabe que em 2016 tudo será diferente. Giovanni começa o ano com o status de principal armador do Atlético.

“O campeonato é muito difícil. É obvio que vão querer marcar mais quem está se destacando, os treinadores colocam uma marcação mais forte. Mas para 2016 fica essa lição. Tenho que me preparar cada vez mais, para quando tiver essas situações eu tenho que estar pronto para superar”.