Topo

Conversa com Lucas Pratto faz Mancuello dar preferência ao Atlético-MG

Federico Mancuello, meia-atacante do Independiente, está nos planos do Atlético-MG para 2016 - Divulgação / Independiente
Federico Mancuello, meia-atacante do Independiente, está nos planos do Atlético-MG para 2016 Imagem: Divulgação / Independiente

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

22/12/2015 10h00

O meia Frederico Mancuello é um entre tantos nomes de jogadores estrangeiros que fazem parte da lista de reforços dos clubes brasileiros para 2016. O jogador de 26 anos do Independiente, da Argentina, já teve o nome especulado no Atlético-MG e também no Flamengo. Mas no que depender da vontade do jogador, sem levar em consideração o lado financeiro que envolve o negócio, o meia com recentes convocações para a seleção argentina quer defender o Atlético. Graças a outro jogador argentino.

Tão logo soube do interesse alvinegro em seu futebol, Mancuello procurou o atacante Lucas Pratto, que está na Cidade do Galo desde janeiro de 2015, como informou a Rádio Inconfidência. E o artilheiro atleticano na temporada não poupou elogios ao clube, deixando o compatriota ainda mais impressionado com o Atlético.

A conversa com Pratto aconteceu por telefone, já que Mancuello passa as férias em Reconquista, sua cidade natal, na Província de Santa Fe, separada de Buenos Aires por quase 800 quilômetros de estrada. Saber de um conterrâneo a boa situação do Atlético, financeira e técnica, mais a chance de disputar a Copa Libertadores, fizeram o camisa 11 do Independiente ver uma transferência para Belo Horizonte como o melhor caminho possível para a sequência da carreira.

Pratto só confirmou a Frederico Mancuello o que disse na última entrevista coletiva que concedeu em 2015. Ainda em novembro, o centroavante do Atlético falou sobre o orgulho de vestir a camisa preta e branca, além de como o clube era vista na Argentina.

“O argentino vê o Atlético como um time grande, que está sempre brigando pelas coisas importantes na América do Sul, como a Libertadores, o segundo colocado na Liga do Brasil e ganhou a Copa do Brasil no ano passado. Então, a mesma visão que se tem aqui, temos na Argentina. É um time grande e que quer fazer mais história. E a verdade é que é um orgulho jogar aqui e saber que na Argentina tem essa visão do time”, comentou Lucas Pratto duas semanas antes do término do Brasileirão.

Mas não é apenas a vontade de Mancuello que pesa neste momento. O lado financeiro é o principal, especialmente entre os clubes. O Independiente quer 5 milhões de dólares (cerca de R$ 20 milhões) para liberar um de seus principais jogadores. A primeira proposta do Atlético foi bem abaixo disso, como revelou Héctor Yoyo Maldonado, secretário geral do clube argentino.

“Chegou uma oferta do Mineiro, mas a consideramos insuficiente. Queremos US$ 5 milhões por Mancuello. Foi feito um esforço para o segurarmos, então seria lógico que tenhamos um benefício”, disse o dirigente em entrevista à Rádio Mitre, de Buenos Aires.

Caso o Atlético consiga concretizar a transação, essa vai ser a primeira experiência de Mancuello fora da Argentina. O jogador de 26 anos sempre atuou no futebol local. Além do Independiente, clube em que começou a carreira, ele passou um período emprestado ao Belgrano. Em março deste ano, Mancuello teve a primeira convocação para a seleção argentina, já com o técnico Tata Martino.