Topo

Inter traz ídolos de volta para reforçar programa que revelou Pato e Damião

Christian foi o primeiro a participar do projeto. Índio e Tinga são os próximos - Divulgação/Internacional
Christian foi o primeiro a participar do projeto. Índio e Tinga são os próximos Imagem: Divulgação/Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/12/2015 06h00

O projeto que lapidou Alexandre Pato, Leandro Damião, Oscar e outros vários jogadores promissores agora tem uma nova fase. Chamado de ‘Aprimorar’, o trabalho do Internacional nas categorias de base ganhou incremento de ex-jogadores. A ideia é criar ciclos especiais para desenvolver mais os fundamentos de atletas previamente selecionados.

A primeira edição da iniciativa ocorreu no final de novembro e contou com Christian, ex-atacante de Inter, Grêmio, Palmeiras, Corinthians e PSG. Em 2016 o projeto vai levar Tinga e Índio, campeões da Libertadores de 2006, para os trabalhos com os jovens.

“O retorno foi ótimo, na primeira clínica o Christian e os treinadores montaram um plano de treinos que agradou muito. Fechou bem com o objetivo do projeto”, disse Jorge Andrade, gerente das categorias de base do Inter.

Em atividade desde 2005, o projeto ‘Aprimorar’ é coordenado por Ortiz, ex-jogador de futsal. Nele, jogadores das categorias de base desenvolvem fundamentos como finalização, tomada de decisão e assistências. O caso mais célebre envolve Leandro Damião, que encarou sessões extra de treinos e foi artilheiro do time principal em 2011.

Durante a temporada de 2015, o Internacional aproveitou 19 jogadores de suas categorias de base no elenco principal. Alisson, William, Geferson, Rodrigo Dourado e Valdívia são os expoentes.

A partir de janeiro, também por conta da política de redução da folha salarial, mais jovens serão promovidos. A lista de relacionados para Florida Cup deverá contar com diversos atletas promovidos. Entre eles estará Andrigo, grande aposta do clube para 2016.