Topo

Grandes conquistas reforçam a ligação do Atlético-MG com a literatura

Mais de dez livros ligados ao Atlético-MG foram lançados nos últimos anos. Até livros infantis - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Mais de dez livros ligados ao Atlético-MG foram lançados nos últimos anos. Até livros infantis Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

23/12/2015 06h00

Poucos clubes do Brasil são tão ligados à literatura nacional como é o Atlético-MG. O primeiro gol do clube aconteceu em 21 de março de 1909, quase um ano depois de sua fundação. O autor foi o então estudante Aníbal Machado, que anos mais tarde se tornou um dos grandes escritores brasileiros. Além de torcedores ilustres, como Guimarães Rosa. Fatos que confirmam essa ligação entre o clube mineiro e o universo dos livros. Algo que ficou ainda maior nos últimos anos.

Junto com as taças conquistadas na Copa Libertadores e na Copa do Brasil vieram várias obras literárias, dos mais diversos tipos. Foram diversos livros ligados ao clube lançados desde outubro de 2012. O último foi o ‘Atleticano de Corpo e Alma’, escrito por Eduardo Rodriguez e que se tornou um produto oficial do clube.

O escritor Caio Ducca tem grande participação nesse aumento de livros relacionados ao Atlético. Somente ele foi autor de três obras. Ducca escreveu sobre os títulos alvinegros da Copa Libertadores de 2013 (A América é do Galo) e da Copa do Brasil de 2014 (A Maior Emoção do Brasil), além de ajudar o meia-atacante Luan a realizar um sonho de infância. Juntos eles lançaram há cerca de 15 dias o livro Luanzinho, Sonho de Criança.

Além de escritor, Caio Ducca também é membro do Centro Atleticano de Memória. Um trabalho voluntário feito por muitos torcedores, que ajuda a preservar e resgatar a centenária história do Atlético. “Essa quantidade de obras é importante para preservar a história do clube. Inclusive sentimos a falta disso quando vamos pesquisar sobre fatos importantes do passado”, comentou Caio Ducca.

As importantes conquistas serviram apenas de arrancada para uma série de produtos que estão por vir. A vitoriosa excursão à Europa completou 65 anos e ganhou um DVD (O Imortal do Gelo), mas também vai ter uma versão literária. E foi durante a pesquisa para a produção do livro que se descobriu o clube de coração de Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros.

Em 1950 o Atlético disputou dez partidas em solo europeu e por ter ótimo desempenho, mesmo debaixo de muita neve, o time ganhou da imprensa o apelido de ‘Campeão do Gelo’. Entre as cidades visitadas pela delegação alvinegra há 65 anos estava Paris. Os jogadores atleticanos foram recebidos na embaixada brasileira pelo então 1º secretário, que era simplesmente Guimarães Rosa. No encontro o escritor revelou ser atleticano, além de lembrar a escalação de um Atlético da década de 1920.

Quem também promete um livro exclusivamente sobre a conquista da Copa do Brasil de 2014 é o técnico Levir Culpi. O treinador que deixou o clube no último mês reafirmou durante sua saída o desejo de escrever a segunda edição de ‘Um Burro com Sorte?’, mas agora somente com os bastidores da última conquista nacional do time alvinegro.

“Eu tenho um plano e esse plano vai se tornar realidade. Eu ainda vou escrever mais um livre, sobre esse retorno que tive ao Atlético, sobre os grandes momentos que tivemos, principalmente na temporada passada (2014). Esse ano tivemos grandes momentos também. Se contar num livro o que aconteceu na decisão do Mineiro... Foi uma coisa muito interesse, muito diferente”, prometeu Levir, no seu discurso de despedida.

E assim, com muita história para contar, o Atlético estreita ainda mais os laços com a literatura brasileira.

Confira alguns livros ligados ao Atlético que foram lançados nos últimos três anos:

Os Dez Mais do Atlético Mineiro – Eduardo Murta
A Tradução do Sentimento Alvinegro – Fael Lima
Nós Acreditamos – Leonardo Bertozzi, Mário Marra e Mauro Beting
O Atleticano Vai ao Paraíso – Do quase rebaixamento à conquista do título impossível – Fred Melo Paiva e Gabriel Castro
A América é do Galo – Atlético Campeão da Libertadores 2013 – Caio Ducca
América, Terreirão do Galo - Análise tática do campeão da Libertadores 2013 - Renato Zanata Arnos e Lindson Brum
Uma Vez Até Morrer – Minha vida como torcedor do Clube Atlético Mineiro - Rodrigo Pagani Rocha
Libertadores 2013 – Nós Vivemos, Nós vencemos – Fael Lima
Um Burro com Sorte? – Levir Culpi
A maior emoção do Brasil – Atlético, campeão da Copa do Brasil 2014 – Caio Ducca
Sempre Acreditamos - Os Três Anos que Mudaram a História do Atlético – Paulo Henrique Silva
Atleticano de Corpo e Alma – Eduardo Rodriguez
Luanzinho, Sonho de Criança – Caio Ducca