Topo

Grandes do RJ correm ao mercado e tentam anunciar reforços antes de 2016

Bruno Braz e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/12/2015 06h00

Apesar da movimentação reduzida no mercado em relação aos últimos anos, os grandes clubes do Rio de Janeiro trabalham na expectativa de fechar contratações antes do início de 2016. Embora com estratégias e orçamentos distintos, os objetivos são semelhantes. Ninguém quer ficar para trás. Brindar a torcida com boas notícias até a virada do ano é o sonho dos dirigentes.

O Flamengo é o carioca mais ativo no mercado. O Rubro-negro confirmou as contratações do zagueiro Juan, do lateral-direito Rodinei e do volante Willian Arão. O lateral-esquerdo Chiquinho também está contratado e aguarda os últimos detalhes para ser anunciado. O zagueiro Antônio Carlos, ex-Avaí, chega para compor elenco.

O clube da Gávea também corre por quatro nomes. O zagueiro Henrique, do Napoli-ITA, e o goleiro Alex Muralha, do Figueirense, já têm acordo salarial para contratos até 2018 e aguardam os acertos entre os clubes para as confirmações das transferências. O volante Marcelo Díaz está bem encaminhado e depende de um exame médico detalhado para que o negócio passe ao estágio final. Ele sofreu uma grave lesão na coxa esquerda e ficará pouco mais de dois meses afastado dos gramados.

O meia Mancuello, do Independiente-ARG, é outro alvo rubro-negro. Os clubes negociam os valores da transferência e a expectativa é a de que o negócio saia apesar da concorrência do Atlético-MG. Além dos nomes conhecidos, um zagueiro e um meia argentinos foram oferecidos ao Flamengo, que estuda as contratações dos nomes mantidos em sigilo.

O Fluminense fechou com dois reforços. O principal deles é o meia Diego Souza, contratado para vestir a camisa 10 e ser um dos líderes. O meia Felipe Amorim também está confirmado. O Tricolor ainda sonha com os atacantes Wellington Nem e Bruno Henrique, além dos zagueiros Renato Chaves e Erazo.

Nos últimos dias, o clube das Laranjeiras entrou na disputa com o rival Flamengo pelo defensor Henrique. Os tricolores falaram diretamente com o Napoli-ITA, enquanto o Rubro-negro confia no acordo firmado com o jogador e aguarda o acerto final com os italianos. A disputa aqueceu um pouco o mercado da bola ainda frio no fim de 2015.

Após garantir o retorno à elite do futebol brasileiro, o Botafogo busca reforços, mas tem dificuldades por conta da limitação financeira. O zagueiro argentino Joel Carli foi o único anunciado, mas o clube também acertou com o meia Damián Lizio. O meia Camilo, da Chapecoense, e o lateral Dener Assunção, do Coritiba, negociam com o Alvinegro.

Já o Vasco, rebaixado pela terceira vez na história, tem como objetivo primordial garantir a permanência de nomes importantes do elenco. O principal deles é o meia-atacante Nenê. O clube luta para não perder jogadores e aposta nas categorias de base, enquanto atua de forma modesta no mercado. Apenas o lateral-direito Yago Pikachu, destaque do Paysandu na Série B, foi confirmado.

Resta menos de uma semana para o fim de 2015. O ano para esquecer dos cariocas se vai, mas antes os clubes tentam amenizar a ressaca e passar uma virada com a esperança de dias melhores.