Topo

SP identifica novos líderes e faz reuniões para preparar sucessor de Ceni

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

27/12/2015 06h00

Preocupada com aquilo que avaliou ser falta de comprometimento de alguns atletas em 2015, a diretoria do São Paulo fez o diagnóstico de quais jogadores têm potencial de liderança e teve reuniões individuais com um pequeno grupo de atletas. O objetivo é escolher aquele ou aqueles que poderão suceder o ex-goleiro Rogério Ceni, último capitão, que se aposentou ao término da última temporada. Entre os atletas escolhidos, o atacante Alan Kardec e o zagueiro Rodrigo Caio são os protagonistas.

Segundo apurou o UOL Esporte, as reuniões aconteceram entre cada jogador e o diretor executivo de futebol Gustavo Vieira de Oliveira antes do início das férias do elenco, que começaram no dia 7 de dezembro, logo após a vitória sobre o Goiás que garantiu a classificação para a Copa Libertadores de 2016. A ideia era fazer com que os jogadores escolhidos passassem o fim de ano pensando nas novas atribuições que terão durante a próxima temporada, como possíveis líderes.

Uma vez que não haverá Rogério Ceni, o clube reconhece que dificilmente um único jogador conseguirá assumir responsabilidade integral pela liderança – tal hipótese desconsidera o possível retorno do uruguaio Diego Lugano, de 35 anos, com quem o técnico Edgardo Bauza quer conversar para avaliar a possibilidade de contratá-lo. Por isso, foram escolhidos alguns jogadores para as conversas.

A identificação do potencial de líder aconteceu a partir de avaliação da diretoria de futebol do comprometimento de cada um dentro e fora de campo, da capacidade de manter o foco em atingir metas coletivas e não só individuais e de conversas frequentes com a psicóloga do time, Anahy Couto.

 

O momento de maior preocupação com a falta de líderes aconteceu na reta final do Brasileirão, quando o São Paulo acabou derrotado por 6 a 1 pelo Corinthians, em Itaquera, no jogo em que o arquirrival recebeu a taça de campeão nacional. Depois da partida, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva convocou a imprensa para um pronunciamento e afirmou que nem todos os jogadores demonstravam o mesmo empenho.

Para 2016, a diretoria de futebol do São Paulo tenta construir uma unidade de grupo sólida para suprimir o aparecimento de insatisfações individuais. Foram diversos, em 2015, os episódios em que jogadores reclamaram de substituições, questionaram escolhas táticas e até se desentenderam com a torcida. Agora, a cúpula são-paulina diz ter “obsessão” pela ideia de dar senso coletivo a absolutamente tudo que acontece no futebol, para que problemas individuais não se sobressaiam.

Até agora o São Paulo só anunciou a chegada do argentino Edgardo Bauza para 2016. Em momento financeiro delicado, o clube não pode investir com intensidade no mercado e pretende fazer até quatro contratações, mesmo sabendo que precisa de mais. A diretoria também leva em conta o potencial de liderança de novos contratados para agregar, com reforços, atletas que tenham instinto de comportamento exemplar, como identificado em Alan Kardec e Rodrigo Caio.