Topo

'Grande reforço' do Palmeiras para 2016 só jogou 24% dos jogos esse ano

Cleiton Xavier fez trabalho físico à parte durante as atividades do Palmeiras em Atibaia - Cesar Greco/Agência Palmeiras
Cleiton Xavier fez trabalho físico à parte durante as atividades do Palmeiras em Atibaia Imagem: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

28/12/2015 06h00

Quando Valdivia deixou o Palmeiras para se transferir ao futebol árabe, o clube já tinha no elenco o substituto ideal: Cleiton Xavier, que teve grande passagem pela Academia de Futebol em 2009. As coisas, entretanto, não saíram como esperado: o meia atuou em apenas 24% dos jogos do time, sofreu com lesões e viu Robinho assumir a posição de principal armador.

Nesta passagem pelo alviverde, a presença em campo de Cleiton foi menor do que a de Valdivia, que atuou em 47% das partidas em sua última passagem. Mesmo assim, o meia, atual dono da camisa 10, será uma das principais apostas para 2016.

"Eu acho que o Cleiton Xavier é, para mim, este 10 que vai comandar a armação do time. Agora, fazendo a pré temporada inteira, o Cleiton pode ser o armador do time. Tenho certeza disso. Ele será o grande reforço para a posição". A frase é do presidente Paulo Nobre, em entrevista ao Blog do Boleiro.

Cleiton chegou ao Palmeiras em fevereiro, no meio da temporada europeia. Demora na burocracia de sua transferência e uma lesão muscular fizeram com que o meia só fosse estrear em abril. Ao longo da temporada, sofreu mais duas lesões - nas vezes em que teve condições e entrou em campo, não convenceu. Terminou o ano com um gol e apenas 17 jogos dos 72 disputados pelo seu time.

A avaliação da direção e comissão técnica palmeirenses é de que o camisa 10 acabou prejudicado pela falta de uma pré-temporada. O desgaste de chegar ao clube já com metade da temporada europeia disputada (Cleiton chegou já com 14 jogos disputados pelo Metalist da Ucrânia em 2015, com excelente desempenho: nove gols) teria causado as lesões musculares.

A expectativa é de que, com um período adequado de férias e uma boa pré-temporada com o restante do elenco, Cleiton seja em 2016 com a camisa alviverde o armador que conquistou a torcida em 2009 e brilhou no futebol ucraniano.

Cleiton Xavier ainda mantém uma excelente relação com o presidente Paulo Nobre - desde 2013, quando encontrou casualmente com o jogador em uma partida em Arapiraca, Nobre já havia revelado o desejo de trazê-lo de volta ao Palmeiras.

Apesar de continuar sendo uma aposta na Academia de Futebol, o meia terá mais concorrência em 2016: o Palmeiras já contratou para a posição Moisés, que estava no Rijeka, da Croácia, e Régis, ex-Sport. Para corresponder às expectativas, o meia precisará superar as lesões e voltar a mostrar o futebol que o trouxe de volta.