Topo

SP encara obstáculos para ter Kieza. Até mulher pode influenciar na decisão

Kieza foi artilheiro do Bahia na temporada com 29 gols - Friedemann Vogel/Getty Images
Kieza foi artilheiro do Bahia na temporada com 29 gols Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

29/12/2015 06h01

O São Paulo está de olho no atacante Kieza, que jogou as duas últimas temporadas no Bahia, e cogita tê-lo como um dos reforços para 2016. Mas para contar com o jogador, o clube tem no caminho o interesse do Bahia e a linha dura dos chineses do Shanghai Shenxin. Até a mulher do jogador pode influenciar na decisão final.

Na última semana, o presidente do clube Carlos Augusto de Barros e Silva – o Leco - admitiu o interesse em Kieza e vem negociando diretamente com o clube chinês. Mas os representantes do atleta não foram procurados e tem conversas bem encaminhadas com o Bahia.

O clube do Nordeste quer muito contar com o artilheiro da equipe na temporada por mais um ano e não vem medindo esforços. A reportagem apurou que os baianos tentaram renovar o contrato de empréstimo, mas a proposta foi rejeitada pelo Shanghai Shenxin. A diretoria então já fez duas propostas de compra pelos direitos econômicos de Kieza. A primeira foi negada pelo Shanghai, que achou os valores insatisfatórios. Já a segunda ainda está sendo analisada pela diretoria.

Os chineses são conhecidos por adotarem ‘linha dura’ nas negociações. Depois de emprestarem o atleta duas vezes, não têm mais interesse neste tipo de transação. A ideia da diretoria é que ele retorne ao Shanghai para reforçar o time (que acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do país) ou que seja vendido definitivamente. O clube quer reaver o investimento feito no atleta que tem contrato até 2017.

O desejo do jogador é permanecer no Brasil. De acordo com o empresário do atleta Igor Albuquerque, Kieza e Bahia já se entenderam. O atleta considera que foi reconhecido pela boa temporada e teve a valorização financeira que esperava para 2016. Nos novos termos, ele deve ter um salário cerca de 30% menor do que na China, o que é considerado bom diante dos novos padrões do futebol asiático.

Kieza também não tem interesse de voltar para a China por questões pessoais. Ele está feliz perto da família e está casado com Naiane Oliveira, eleita recentemente musa do Vitória. Naiane está investindo na carreira de modelo e uma mudança para um país tão distante poderia atrapalhar seus planos profissionais. Uma mudança para São Paulo seria algo mais fácil para a modelo.

Agora neste fim de ano, Kieza tem ansiedade para definir sua situação. O atacante quer saber qual será o seu futuro até o fim do ano para passar o Réveillon mais tranquilo.