Topo

Contas de Ricardo Teixeira estão entre provas enviadas aos EUA, diz jornal

Contas de Ricardo Teixeira na Suíça estariam na lista de provas enviadas aos EUA - Rafael Andrade/Folha Imagem
Contas de Ricardo Teixeira na Suíça estariam na lista de provas enviadas aos EUA Imagem: Rafael Andrade/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

30/12/2015 16h11

Contas de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), estão entre as provas enviadas pela Justiça da Suíça aos EUA nesta terça, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Agora nas mãos do FBI, as movimentações financeiras do cartola podem ser usadas para incriminá-lo na investigação do caso de corrupção na Fifa, que corre no país norte-americano.

As contas de Ricardo Teixeira seriam apenas algumas das 50 que foram repassadas aos EUA para serem analisadas pelos promotores. A Suíça ainda bloqueou US$ 80 milhões (R$ 316 milhões) considerados suspeitos.

O valor relacionado a Ricardo Teixeira não foi divulgado, mas o brasileiro é um dos 41 dirigentes ligados à Fifa que estão sob investigação nos EUA. Além dele, também estão na mira da Justiça Marco Polo del Nero, presidente licenciado da CBF, e José Maria Marin, ex-presidente da mesma entidade que cumpre prisão domiciliar em Nova York.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Teixeira teria contas nos bancos UBS, Banca del Gottardo e BSI. Por esses caminhos o cartola teria recebido pagamentos de propinas dos EUA feitos por testas de ferro e empresas de fachada que operavam no esquema de corrupção da Fifa.

A lista de contas relacionadas aos dirigentes compõe o primeiro lote de provas que a Justiça da Suíça fornece aos EUA na apuração do caso. Há sete meses, a cooperação entre os países começou com a prisão de um grupo de dirigentes da Fifa em Zurique, entre eles José Maria Marin.