Topo

Platini ignora regra e pode receber nova punição da Fifa, diz jornal

Michel Platini pode ser investigado por violar regras impostas pelo Comitê de Ética - Getty Images
Michel Platini pode ser investigado por violar regras impostas pelo Comitê de Ética Imagem: Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/12/2015 09h57

O francês Michel Platini, suspenso por oito anos pela Fifa por caso de corrupção envolvendo Joseph Blatter, não cumpriu a principal regra deste período de punição. O Comitê de Ética da entidade exige que o dirigente se mantenha afastado de qualquer atividade ligada ao futebol, mas foi ignorado neste domingo.

Ex-presidente da Uefa, Platini compareceu ao Globe Soccer Award, uma cerimônia realizada em Dubai para premiar o melhor jogador do mundo em 2015.

O francês, de acordo com o jornal L'Equipe, pode ver a sua situação na Fifa se complicar ainda mais por ter aceitado o convite para viajar aos Emirados Árabes e aparecer na festa. De acordo com um porta-voz do Comitê de Ética da Fifa, Platini corre risco de ser investigado novamente e punido - desta vez por violar as determinações do órgão.

O evento realizado em Dubai premiou Lionel Messi, do Barcelona, como o melhor jogador deste ano. Cristiano Ronaldo ficou na segunda colocação. Platini foi fotografado durante a cerimônia.

Platini e Blatter, dois dos nomes mais influentes do futebol internacional, estão suspensos por oito anos de qualquer atividade relacionada ao futebol. Em novembro, investigadores de ética da Fifa pediram sanções contra a dupla.

Ambos foram afastados de seus cargos por 90 dias contados a partir de 8 de outubro. Neste mês, receberam punições definitivas.

As acusações contra Blatter e Platini surgiram em setembro deste ano, quando ambos foram indiciados pela Justiça suíça por suposto pagamento irregular em dinheiro. O ex-mandatário da Fifa ainda foi acusado de corrupção na venda de direitos de transmissão, em esquema que incluía o ex-vice-presidente da entidade Jack Warner.