Topo

Ritmo atual de contratações do Palmeiras é superior ao da temporada 2015

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

30/12/2015 06h00

Sete negociações bem-sucedidas em 14 dias. O Palmeiras largou mais uma vez na frente dos rivais em relação aos reforços para a próxima temporada. O ritmo de contratações é superior até ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o diretor Alexandre Mattos iniciou o trabalho no clube.

Em 2015, o Palmeiras anunciou o sétimo jogador no dia 30 de dezembro — o volante Gabriel, depois de Amaral, Vitor Hugo, Lucas, Andrei Girotto, Zé Roberto e Leandro Pereira. Em agosto, o clube fechou o grupo para a temporada ao trazer o volante Thiago Santos, o 25º jogador da lista.

Entre os dias 11 e 24 de dezembro deste ano, o Palmeiras anunciou o acerto com mais sete atletas: o goleiro Vagner, os zagueiros Edu Dracena e Roger Carvalho, o volante Rodrigo, os meias Moisés e Régis, além do meia-atacante Erik.

O clube ainda tenta contratar mais dois jogadores: os volantes Rithely, do Sport, e Jean, do Fluminense. Antes, ainda sonhou em contar novamente com o meia Diego Souza, que defendeu o time entre 2008 e 2010, contratado pelo Fluminense.

O número alto de contratações vai de encontro ao discurso de Alexandre Mattos. O dirigente disse que o Palmeiras buscaria contratações pontuais para a temporada 2016.

"Não tem um número para contratar. O que tem é que, diferentemente do ano passado, vamos mexer no grupo pontualmente. Um ou outro vai sair, alguns já até foram anunciados, e outros vão chegar. A contratação tem algumas premissas: pode trazer para jogar, o que tem potencial de evolução dentro do clube e outros que são oportunidades de negócio. Ainda temos a chance até de trazer alguém para incomodar um titular absoluto", explicou.

2014/2015

Depois de garantir a contratação de sete jogadores em dezembro de 2014, o Palmeiras voltou a anunciar reforços a partir do dia 6 de janeiro. Até o fim do mês, acertou com mais dez atletas: João Paulo, Rafael Marques, Robinho, Dudu, Victor Ramos, Kelvin, Jackson, Alan Patrick, Ryder Matos e Arouca.

Nos meses seguintes, entre fevereiro e agosto, ainda trouxe Aranha, Cleiton Xavier, Egídio, Fellype Gabriel, Alecsandro, Leandro Almeida, Lucas Barrios e Thiago Santos. Da lista de reforços de 2015, 14 conseguiram ter uma sequência no time titular.

Seis já deixaram o clube: Ryder Matos, Victor Ramos, Alan Patrick, Leandro Pereira, Aranha e Andrei Girotto. Já João Paulo, Jackson, Kelvin e Rafael Marques têm contrato até o dia 31 de dezembro.
"As 25 contratações aconteceram porque era necessário. Não é porque queríamos contratar. Se contratar muito, a chance de dar errado é enorme, é maior. Mas acertamos mais do que erramos, por isso tivemos alguns resultados interessantes", afirmou Mattos em entrevista ao UOL Esporte, no último dia 9.
O Palmeiras volta às atividades no próximo dia 6. O time disputará um torneio no Uruguai, entre 19 e 24 de janeiro. A estreia será contra o Libertad-PAR. Se bater o time paraguaio, a equipe paulista enfrenta o vencedor e Peñarol-URU e Nacional-URU.O primeiro jogo do Paulistão ocorrerá no dia 31, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto.