Topo

Inter define André como 'plano B' para Damião. Tudo por causa dos turcos

André é alternativa para caso Leandro Damião não se acerte com o Internacional - DIEGO NIGRO/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO
André é alternativa para caso Leandro Damião não se acerte com o Internacional Imagem: DIEGO NIGRO/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/12/2015 06h00

Leandro Damião tem salários acertados com o Inter desde o começo do mês. Mas o destino do atacante tende a ser outro. A pressão do Galatasaray, da Turquia, aliado ao problema jurídico com o Santos atrasam o fim da novela. Por isso, o Colorado já trabalha com um 'plano B': André, do Atlético-MG.
 
Neste caso o Internacional precisaria abrir um pouco os cofres. André está valorizado pelo bom desempenho no último Brasileirão, quando esteve emprestado ao Sport. Já recebeu sondagens do futebol chinês e também do Corinthians. Oficialmente, a direção do Atlético-MG diz não ter recebido nada. 
 
O discurso externo do Galo aponta para chance de renovação. Mas internamente o clube quer mesmo é vender André. O vínculo do jogador vence em junho de 2016 e o temor de perdê-lo sem lucrar nada força uma negociação baixa. Além disso, o salário próximo a R$ 300 mil mensais é considerado adequado dentro da folha de pagamento vermelha. 
 
Ciente disso, o Internacional espera o fim do 'caso Damião' para agir. O clube aprecia as qualidades de André, considerado predileto para caso Leandro Damião vá para o futebol europeu. E a pressão do Galatassaray, da Turquia, é forte. Segundo a imprensa de lá, o jogador já negocia salários com o clube e tem luvas acertadas. 
 
No último sábado, em Porto Alegre participando do Lance de Craque, jogo solidário promovido por D'Alessandro, Damião disse que o Inter era sua 'segunda casa' mas não escondeu a preferência pela Europa. Deve concretizar o sonho de atuar no Velho Continente. 
 
E ainda tem a disputa jurídica com o Santos. Damião tenta garantir seus direitos através dos tribunais alegando atrasos de pagamentos do time do litoral paulista. 
 
André tem 25 anos e na última temporada disputou 36 jogos, sendo dois pelo Atlético-MG, com um gol, e 34 pelo Sport, com mais 14 gols. 
 
*Colaborou Victor Martins, em Belo Horizonte