Topo

Grêmio cogita aproveitar Fernandinho para 'diminuir dano' de alto salário

Fernandinho pode ser reaproveitado no Grêmio por conta da falta de propostas - Lucas Uebel/Divulgação
Fernandinho pode ser reaproveitado no Grêmio por conta da falta de propostas Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/12/2015 12h34

Fernandinho é uma cara 'moeda de troca' no elenco do Grêmio. Sem espaço no fim da temporada, a ideia do clube era envolvê-lo em alguma negociação. Mas o alto salário impediu que isso ocorresse até agora. Sem propostas, o jogador pode até ser aproveitado para diminuir o dano do alto custo mensal. 

Fernandinho recebe R$ 350 mil por mês. Está muito acima do teto salarial do clube. Mas tem contrato até o fim de 2017 e se não tiver outro destino, o Grêmio considera pouco interessante afastá-lo do elenco, como fez com Edinho, Kleber Gladiador e faria com o próprio Fernandinho no começo deste ano. 
 
"É um jogador com qualidades importantes que se não for envolvido em nenhuma negociação vai ser utilizado pelo Roger normalmente no elenco do Grêmio", disse o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior ao UOL Esporte. 
 
A trajetória no Grêmio está longe do ideal. Contratado em julho de 2014, o jogador de 30 anos era indicação de Enderson Moreira, mas logo de cara viu o treinador perder o emprego. Felipão assumiu e as chances ficaram cada vez mais raras. Tanto que ele terminou o ano fora até do banco de reservas e liberado antes dos demais para férias. 
 
Em 2015, se apresentou com o elenco dos 'livres para deixar o clube'. Acertou empréstimo com o Hellas Verona, da Itália, e na Europa também não jogou tanto. Foram apenas seis partidas, uma como titular, com total de 149 minutos em campo. 
 
De volta ao Grêmio no meio do ano, teve regresso aos planos solicitado pelo técnico Roger Machado. Ganhou espaço, voltou a fazer gols, algo que não aconteceu por mais de um ano, foi titular, mas oscilou e acabou o ano novamente em baixa. Atrás de Everton e Pedro Rocha na disputa por posição, Fernandinho fechou a temporada com 22 jogos e um gol, no clássico contra o Inter. 
 
Ainda não houve nenhuma proposta pelo jogador. O Grêmio aceita até arcar com parte do salário, desde que menos de 50%, para empréstimo a outra equipe. Caso contrário, ele seguirá no grupo.