Topo

Ex-dirigente do Barça diz que Neymar foi alvo de insultos racistas em dérbi

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/01/2016 14h29

O atacante Neymar teria sido alvo de insultos racistas por parte da torcida do Espanyol, que jogou clássico com o Barcelona neste sábado. O brasileiro, de acordo com um ex-dirigente do Barça, sofreu com os insistentes cânticos ofensivos da torcida adversária no estádio Cornellà-El Prat. A partida terminou em 0 a 0.

O ex-dirigente do Barcelona Toni Freixa, que assistiu ao jogo no estádio do rival, usou o Twitter para denunciar os atos racistas.

"Espero que os gritos racistas contra Neymar sejam escritos na súmula da arbitragem", escreveu Freixa na rede social.

O jornal Mundo Deportivo, que é da Catalunha, também flagrou os insultos racistas direcionados a Neymar. O atacante brasileiro se desentendeu algumas vezes com jogadores do Espanyol, mas não respondeu às ofensas da torcida durante a partida.

O nervoso clássico terminou sem gols, com o Barcelona parando na trave em duas oportunidades.

Esta não foi a primeira vez que Neymar foi alvo da torcida do Espanyol. Em abril de 2015, o camisa 11 também foi insultado - houve imitações de macacos direcionadas a ele e ao lateral Daniel Alves.

Na ocasião, a Liga Espanhola denunciou a torcedores organizados do clube. Segundo a entidade que comanda o futebol local, as ofensas partiram de membros da Curva RCDE. Os cânticos foram proferidos por grupos entre 300 e 600 pessoas.