Topo

Copinha deu ao Palmeiras 2 titulares em 2015. E fez clube voltar a revelar

Gabriel Jesus e Matheus Sales (ao fundo) terminaram 2015 como titulares - Ricardo Nogueira/Folhapress
Gabriel Jesus e Matheus Sales (ao fundo) terminaram 2015 como titulares Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

03/01/2016 06h00

O Palmeiras dará início neste domingo à campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe sub-20 alviverde enfrenta o Sampaio Corrêa, às 17h, em São José dos Campos, em jogo válido pelo Grupo 25 da competição.

Famosa por revelar craques, a Copinha tornou-se importante para o Palmeiras na temporada 2015, marcada pelo título da Copa do Brasil. Dois jogadores titulares na final contra o Santos disputaram o torneio sub-20 em janeiro passado: o volante Matheus Sales e o atacante Gabriel Jesus.

Em 11 meses, as promessas palmeirenses viraram realidade. Gabriel Jesus, tratado como a maior revelação dos últimos anos, por exemplo, entrou em campo 37 vezes pelo time profissional e marcou sete gols. Antes, na Copa São Paulo, o atacante de 18 anos fez cinco gols.

Matheus Sales, de 20 anos, também disputou a Copinha de 2015 como titular, mas teve mais dificuldades para chegar à equipe titular do técnico Marcelo Oliveira. Antes de ganhar a vaga de titular na decisão da Copa do Brasil, o volante disputou apenas quatro partidas.

"Foi um ano importantíssimo para mim e sem dúvidas o melhor até aqui. Iniciei o ano jogando a Copa São Paulo e achei que ia subir logo após a competição, mas acabou não acontecendo. Fiquei chateado, tive propostas e cogitei sair do clube por empréstimo, mas fui aconselhado a esperar mais um pouco e no fim deu tudo certo", disse em entrevista ao site oficial do Palmeiras.
Mais dois atletas usados pelo clube alviverde na Copinha ganharam espaço entre os profissionais em 2015: o lateral Lucas Taylor e o meia Juninho, que foram relacionados por Marcelo Oliveira para a final contra o Santos.
A lista para a partida decisiva, inclusive, retrata bem como os jovens se tornaram uma opção para o treinado. Dos 30 atletas relacionados, 12 eram da base alviverde: os goleiros Fábio e Vinicius, os zagueiros Nathan e Augusto, os laterais João Pedro e Lucas Taylor, os volantes Julen, Matheus Sales e Daniel, os meias Jobson e Juninho, além de Gabriel Jesus.
Desses, somente Augusto, de 18 anos, disputará a Copinha, como titular da equipe sub-20. "Tivemos uma evolução ao longo do ano, formamos uma equipe nova e forte. Vejo como algo bom para nós, podemos chegar na Copinha mais experientes. Nos motiva muito a possibilidade de sermos campeões", ressaltou o atleta, também ao site do Palmeiras.
Outro destaque palmeirense para a competição é o meia chileno Francisco Arancibia, de 19 anos. O atleta foi contrato pelo Palmeiras em abril passado e é tido como uma das revelações do país sul-americano.
No ano passado, Palmeiras quase chegou à final da Copinha. O time acabou eliminado pelo Botafogo-SP, na semifinal, após derrota por 2 a 1 em Barueri -- Gabriel Jesus marcou o gol palmeirense na ocasião.
Em 47 edições da competição, o Palmeiras conseguir disputar a decisão em duas oportunidades. Em 1971, a equipe perdeu para o Corinthians por 4 a 2. Há 13 anos, a equipe alviverde foi derrotada nos pênaltis pelo Santo André, depois de empatar por 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação.