Topo

Rafa Benítez se sente traído por direção e jogadores do Real Madrid

Rafa Benítez sentiu-se traído por todos no Real Madrid - Kiko Huesca/EFE
Rafa Benítez sentiu-se traído por todos no Real Madrid Imagem: Kiko Huesca/EFE

Do UOL, em São Paulo

05/01/2016 15h59

A demissão de Rafa Benítez foi comemorada pelos jogadores do Real Madrid, que ficaram satisfeitos com a chegada do ex-jogador Zinedine Zidane para substituir o treinador espanhol. Mas, para o treinador, a saída não vai ser digerida facilmente, já que a sensação que ficou é de ter sido traído pela diretoria e pelos jogadores do clube. 

Segundo o jornal espanhol Marca, a relação entre o treinador e a maioria dos jogadores era insustentável. O presidente merengue, Florentino Pérez, até tentou contornar a situação após conversar com um dos capitães da equipe, pedindo que os jogadores tentassem apoiar o treinador ao menos até o final da temporada, mas a resposta teria sido enfática: “não confiamos nele”.

Nos últimos dias, os problemas de Rafa Benítez com os astros do elenco só ficaram maiores. O episódio final foi a discussão entre o treinador e o capitão da equipe, Sergio Ramos, durante a partida contra o Valencia, que terminou empatada em 2 a 2. Neste mesmo jogo, o capitão merengue já havia discutido com Cristiano Ronaldo por divergências sobre o posicionamento da equipe em campo.

Outros jogadores claramente incomodados com o comando do espanhol eram Isco e James Rodríguez. O meia espanhol chegou a pedir para deixar o clube no início de janeiro, enquanto o craque colombiano disse que, caso Benítez continuasse, ele também buscaria novos ares.

Ainda de acordo com a publicação, Benítez teria se sentido traído pela forma que a situação se desenrolou. A primeira decepção foi com a postura dos atletas, mas o ponto principal foi com o presidente Florentino Pérez. O treinador só teria ficado sabendo de sua demissão por meio dos veículos de imprensa, que já noticiavam desde a manhã desta segunda-feira (04) a queda do treinador. Por isso, não fez nem questão de participar da reunião com a diretoria merengue, deixando a cargo de seu empresário resolver a situação.

Saída de Rafa Benítez já estava prevista na assinatura do contrato

Rafa Benítez pode ter chegado ao comando do Real Madrid prestigiado, mas o clube merengue, ciente da pressão que os treinadores sofrem por bons resultados, já estava prevenido por uma cláusula contratual caso optasse pela demissão do espanhol.

De acordo com o jornal Mundo Deportivo, o contrato foi firmado com o treinador espanhol por três temporadas, com pagamento de três milhões de euros anuais (aproximadamente R$ 13 milhões). No entanto, caso o treinador fosse demitido até 15 de janeiro de 2016, ele só teria direito a receber os pagamentos até junho de 2016.

Com isso, o treinador deverá receber apenas 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 6,5 milhões) para deixar o clube pela porta dos fundos, sem o reconhecimento da torcida e dos jogadores. Mesmo assim, Benítez ainda emitiu uma educada carta agradecendo pelo período no clube.

“Quero que todos que formam esta entidade, desde a Junta Diretiva até o último dos torcedores, passando por dirigentes, trabalhadores, seguidores e simpatizantes, que foi uma honra ocupar este cargo em um clube que me viu crescer como futebolista, como pessoa e como treinador das categorias inferiores até chegar a primeira equipe. Gostaria de fazer um agradecimento especial a todas as pessoas que me ajudaram, desde o primeiro dia que pisei na nova “Cidade Real Madrid”, o nosso “Santiago Bernabéu”, a todos que tornaram o meu trabalho mais fácil durante esses meses, a todos aqueles que deram o melhor de si para tentarmos atingir um objetivo comum. Gostaria de desejar toda a sorte para Zinedine Zidane, meu substituto, e a toda sua equipe de trabalho, assim como a todos os jogadores, comissão técnica e pessoal, aqueles profissionais que trabalham tanto em Valdebebas como no Bernabéu pelo bem do clube. Sua sorte será do nosso Real Madrid, a quem desejo tudo de melhor.”