Topo

Com Lugano e Mena quase certos, SP apressa acordo com Kieza e busca meia

Guilherme Palenzuela*

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 06h00

O São Paulo começa 2016 próximo de resolver o pedido do novo técnico, Edgardo Bauza: ter um reforço para cada linha do campo de jogo. Na terça-feira (5) a diretoria encaminhou os acertos com o zagueiro Diego Lugano e o lateral esquerdo Eugênio Mena, e agora tenta avançar na negociação para ter o atacante Kieza o quanto antes. O próximo alvo é um reforço para o meio de campo.

Na tarde de terça-feira o São Paulo ficou muito perto de anunciar Diego Lugano, de 35 anos, como reforço para 2016. Depois de fechar contrato com o clube do Morumbi, o uruguaio se reuniu com a diretoria do Cerro Porteño, no Paraguai, e encaminhou sua liberação. O Cerro já entende que não conseguirá manter o jogador, mas ainda negocia detalhes da rescisão contratual, que poderá acontecer nessa quarta-feira (6). O São Paulo, segundo o próprio presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, só aguarda o acordo no Paraguai para anunciar a contratação.

Também já há acordo com o lateral esquerdo chileno Eugênio Mena, 27, que jogou as últimas duas temporadas pelo Cruzeiro. Sem espaço no clube, o atleta já aceitou ser emprestado por um ano ao São Paulo e deverá assinar contrato na capital paulista nos próximos dias. A diretoria do Cruzeiro ainda não dá a negociação como confirmada, mas afirma informalmente que tem "boas chances" de se concretizar. O estafe do jogador garante que o negócio está fechado.

No setor ofensivo, a aposta do São Paulo é em Kieza, 29, que pertence ao Shanghai Shenxin, da China, e passou as últimas duas temporadas emprestado ao Bahia. Segundo apurou o UOL Esporte, o São Paulo teve a primeira proposta recusada pelos chineses nos últimos dias e agora prepara uma segunda investida. O Bahia, que também tenta a permanência do jogador, já teve três propostas recusadas – duas por empréstimo e uma pela compra parcial dos direitos econômicos.

A última etapa que o São Paulo quer cumprir no mercado de jogadores é a contratação de um meio-campista. A diretoria prioriza a chegada de um atleta versátil, que possa jogar em pelo menos duas posições, mas que principalmente possa competir por vaga e servir como suplente a Paulo Henrique Ganso, único atleta do elenco com característica de armação de jogo – o meia Daniel, na avaliação das últimas comissões técnicas, serve mais como meia pelos lados do campo ou como segundo atacante.

O São Paulo se reapresenta para a temporada 2016 às 12h desta quarta-feira, no CT da Barra Funda, para os exames de início de ano. O primeiro dia sob o comando de Edgardo Bauza será fechado para a imprensa. As atividades abertas começam na quinta-feira, pela manhã.

O elenco terá três semanas para trabalhar. O time estreia na temporada pelo Paulista, no dia 31 de janeiro, contra o Red Bull Brasil. Depois, encara em sequência os dois jogos contra o Cesar Vallejo, do Peru, pela primeira fase da Copa Libertadores. Os jogos decidirão se o time irá jogar a fase de grupos – se passar, pega The Strongest (BOL), Trujillanos (VEN) e River Plate (ARG). 

*colaborou Luiza Oliveira